_Tecnologia

TikTok também proíbe criação de conteúdo na Rússia

Segundo o TikTok, medida é resposta à nova lei de fake news aprovada pelo governo russo, que prevê multas e até prisão de quem usa redes sociais para questionar ações do país

Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Imagem: Unsplash

O TikTok anunciou a suspensão de uploads de vídeo e de transmissões ao vivo na Rússia. A plataforma chinesa de vídeos curtos afirmou que a medida aconteceu em razão da nova lei de fake news russa. No momento, ela está estudando todas as implicações legais das novas diretrizes, que entraram em vigor na última semana.

A lei sancionada por Vladimir Putin prevê multas e até quinze anos de prisão, dependendo do caso, pela disseminação de “informações falsas” sobre o exército russo — ou para quem peça publicamente punições à Rússia pelos ataques à Ucrânia.

“À luz da nova lei de ‘fake news’ da Rússia, não temos escolha a não ser suspender a transmissão ao vivo e novos conteúdos em nosso serviço de vídeo enquanto analisamos as implicações de segurança dessa lei. Nosso serviço de mensagens no aplicativo não será afetado”, disse a plataforma.

O TikTok afirmou também que irá avaliar o desenvolvimento da situação na Rússia para decidir quando revogará a suspensão retomará as atividades no país.

A agência de regulação de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, havia criticado a plataforma por remover conteúdo patrocinado pelo estado. Na última semana, a mesma agência limitou acessos ao Twitter e bloqueou Facebook e os sites de notícias Deutsche Welle e BCC.

Sair da versão mobile