O TikTok revelou planos para se transformar em uma enorme plataforma de comércio online. Atualmente, a rede social já opera no e-commerce fora dos Estados Unidos (via Shopify), mas ambiciona expandir suas ações no varejo e virar uma gigante do ramo como a Amazon, por exemplo.
O objetivo do TikTok é ter um alcance além de influenciadores digitais e se transformar realmente em um gigante do varejo online, segundo o site Ars Technica.
O indício para esse salto é a tentativa do TikTok em ampliar suas ações nos EUA. A empresa chinesa estaria à procura de novos colaboradores em Los Angeles e Seattle (cidades onde tem escritórios no país). Essa movimentação no mercado já atraiu talentos de outros grupos, como a Amazon e a Meta.
Ainda de acordo com o Ars Technica, relatórios indicam que se o TikTok estabelecer centros de atendimento ao cliente no EUA, sua receita aumentaria exponencialmente e atrairia mais pessoas para usar a rede social como uma plataforma de compras e vendas.
Quando questionado sobre as operações realizadas no mercado de trabalho e os objetivos da empresa, um porta-voz do TikTok insistiu que a ByteDance, dona da rede social, está focada em suas operações de comércio eletrônico já existentes e que não há planos para expansão nos EUA.
“Estamos focados em fornecer uma experiência de compra em países onde o TikTok Shop é atualmente oferecido. como o Sudeste Asiático e o Reino Unido. Isso inclui fornecer aos comerciantes uma variedade de recursos de produtos e opções de entrega”, disse um porta-voz do TikTok à Ars.