TikTok está se inspirando no Instagram em uma série de testes de novos recursos
O TikTok, plataforma de vídeos curtos que está com relevância cada vez maior, está testando vários novos recursos que parecem ter tido o Instagram como inspiração.
Os testes foram notados por Jane Manchun Wong e reportados pelo TechCrunch na última sexta-feira (19). Segundo as capturas de tela compartilhadas por Wong no Twitter, o TikTok está considerando uma aba “Discover” em um layout grid que funcionaria como a do feed Explorar do Instagram, facilitando a navegação do usuário por determinados conteúdos.
TikTok is working on grid feed layout.
It works like Instagram's Explore feed pic.twitter.com/gnhaRyiSx2
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) July 18, 2019
O app também parece estar testando outros recursos como conectar as contas do Facebook e do Google , enviar vídeos do TikTok para amigos pelo WhatsApp, além de possibilitar trocar de conta, facilitando a vida de usuários com múltiplos logins. O Instagram atualmente possibilita alternar entre até cinco contas.
TikTok is testing Account Switcher pic.twitter.com/8F7YIeKCr7
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) July 18, 2019
Entre os recursos mais interessantes que o TikTok parece estar testando, no entanto, são aqueles que o diferenciam do Instagram. De acordo com Wong, o TikTok está explorando uma tag do tipo “curtido pelo criador” nos comentários, um recurso para exibir o número de download de vídeos, bem como um recurso para exibir o número de curtidas no conteúdo da página “Som” e “Hashtag”.
TikTok is testing to SHOW like counts on each video on Sound and Hashtag page
It's like the opposite of Instagram lol pic.twitter.com/6LWrEXgj2y
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) July 18, 2019
Isto é, como notado por Wong no Twitter, uma direção diferente da tomada pelo Instagram. Recentemente, a rede social decidiu esconder os números de curtidas e visualizações de páginas para alguns usuários do Brasil, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia.
Em um sequência de tuítes nesta quarta-feira (17), a plataforma do Facebook disse que queria que as conexões de seus usuários no Instagram “se concentrasse em fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em curtidas”. A empresa acrescentou que “está ansiosa para aprender mais sobre como essa mudança pode beneficiar a experiência de todos no Instagram”.
O TikTok não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre os testes, mas um porta-voz da empresa disse ao TechCrunch em um comunicado que está “sempre experimentando novas maneiras de melhorar a experiência do aplicativo para a nossa comunidade”.
Então, pelo jeito a perda de likes de uma plataforma significa o ganho de outra, não?