Tecnologia

Time espanhol vai contratar novos jogadores com ferramenta IA; entenda

O Scout Advisor, da IBM, usa IA para analisar grandes conjuntos de dados de atletas das principais ligas do planeta.
Imagem: Sevilla/ Reprodução

O Sevilha FC firmou uma parceria com a IBM para utilizar um método tecnológico a fim de contratar jogadores. O “Scout Advisor” utiliza IA (Inteligência Artificial) para analisar grandes conjuntos de dados de atletas. Inclusive, a base  inclui algumas das principais ligas do futebol mundial.

O presidente do clube da primeira divisão do futebol espanhol acredita que o projeto é “disruptivo” para toda a indústria esportiva. José Maria del Nido Carrasco explicou ainda que, além de auxiliar durante o processo de escolha de um novo jogador, a ferramenta permite que o desempenho seja monitorado e melhorado em campo.

A IBM desenvolveu o sistema a partir do Watsonx,  uma plataforma para consulta de dados voltada para o ambiente corporativo. Ele utiliza um modelo de processamento de linguagem que trabalha em conjunto com outros modelos de IA. Isso permite consultar rapidamente uma série de dados quantitativos de jogadores.

Entre as informações disponíveis na plataforma estão altura, peso, velocidade, quantidade de gols e minutos jogados, por exemplo. Tem ainda materiais textuais de mais de 200 mil relatórios de olheiros. Para utilizá-lo, é necessário apenas fornecer um prompt com as características do jogador.

Prompt dos campos

Em um dos exemplos divulgados pela gigante da tecnologia, o prompt “goleiros com boa saída de bola” retorna resultados como Emiliano Martinez, do Aston Villa; Gregor Kobel, do Borussia Dortmund; e Alisson, do Liverpool. Além disso, o mesmo pode ser feito com outras características, como drible, armação de jogo e desempenho defensivo.

“IA continua a ser um divisor de águas para empresas em muitos setores que buscam modernizar suas operações. Neste caso, gerando conhecimento confiável e explicável que promove os objetivos de um clube de futebol competitivo, enquanto transforma o trabalho de um olheiro de futebol”, afirmou a IBM.

As equipes de recrutamento de jogadores ainda podem buscar atletas em ligas específicas, incluindo a primeira divisão do campeonato brasileiro. O recurso parece bem intuitivo de utilizar. Aliás, ele lembra bastante os filtros de pesquisa de jogadores apresentados em simuladores de futebol — como a franquia “EA Sports FC”.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas