Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT se inspiraram em criaturas como os camaleões para desenvolver uma nova tinta spray capaz de mudar de cor, desenho e padrão ao ser exposta a diferentes comprimentos de onda de luz.

O sistema, que os pesquisadores batizaram de PhotoChromeleon, utiliza uma série de corantes (que funcionam de um jeito similar aos óculos que se escurecem sozinhos na luz do sol) que podem ser aplicados a praticamente qualquer objeto, utilizando métodos comuns de pintura como pincéis ou sprays.

A tinta foi criada misturando corantes fotocrômicos ciano, magenta e amarelo para criar uma solução única que funcionasse como uma tinta, mas que só fosse visível ao ser exposta a um tipo de luz muito específico.

Cada um dos corantes reage a diferentes comprimentos de onde de luz, o que significa que há diferenças quando se usam três fontes de luz. Deste modo, os pesquisadores conseguem ativar e desativar seletivamente as cores e produzir tons específicos, padrões complexos e até mesmo imagens de alta resolução.

Uma vez que um objeto, como um tênis ou uma capinha de celular, é pintado, ele é colocado em uma caixa com um projetor e luz UV. O projetor joga imagens pré-determinadas e padrões no objeto em diferentes comprimentos de onda para ativar as cores da tinta, enquanto a luz UV a restaura, apagando todas as cores e desenhos.

Dependendo do tamanho e formato do objeto, e a complexidade do desenho que é reproduzido, o processo de ativação pode demorar entre 10 a 40 minutos.

Os pesquisadores do MIT ainda estão tentando recriar corantes fotocrômicos que combinem todas as cores utilizadas no processo de pintura moderno. Eles estão perto disso, mas não conseguem imprimir coisas como fotos.

O time está cogitando colaborar com cientistas de materiais para melhor o espectro de cores de seus corantes, o que abriria o leque de opções de aplicação a incontáveis produtos, desde a camuflagem para veículos militares que poderia ser atualizado para combinar com novos ambientes; roupas que poderiam ser personalizadas rapidamente ou até mesmo mudar a cor de um carro quando você se cansar dele.