Conheça os principais tipos de site e suas características
Mas, antes de iniciar a criação de site para o seu negócio, é necessário analisar o modelo que mais se adequa aos seus objetivos. Afinal, você quer um site que traga resultados, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo para você conhecer os principais tipos de sites e suas particularidades. Acompanhe com a gente!
O que é e quais são os principais tipos de site?
Por meio desse ambiente, o público pode conhecer melhor o negócio, sabendo mais detalhes sobre os produtos ou serviços que são disponibilizados. No entanto, vale destacar que existem diversos tipos de site, cada um com suas características.
Sendo assim, é crucial você saber detalhes sobre eles. Por isso, continue conosco e confira os principais tipos de site e escolha um para o seu negócio. Vamos nessa?
Site Institucional
Este é um dos modelos de site mais conhecidos pelo mundo. Normalmente, as instituições utilizam o site institucional para apresentar os serviços e produtos que são oferecidos.
Ou seja, é como se fosse um cartão de visita digital do seu negócio. Por isso, além de expor os seus produtos e serviços, é necessário contar a história da empresa, destacar as missões e valores, entre outras informações importantes.
Além disso, não esqueça de disponibilizar um canal de comunicação eficaz para os visitantes do site. O atendimento é crucial para criar vínculo entre o seu negócio e o público.
Blog
O blog é um modelo bastante utilizado para ampliar o alcance do negócio. A prática do blog é feita utilizando estratégias de marketing de conteúdo. Por esse motivo, a criação de um conteúdo de qualidade é a base para gerar resultados ainda melhores.
Porém, a criação de um conteúdo de qualidade vai muito além do que escrever ortograficamente bem. Será preciso otimizar o conteúdo com técnicas de SEO, utilizar as palavras-chave corretas, estudar o público-alvo, e muito mais.
Portfólio
O site portfólio é um tipo indicado para quem deseja trabalhar de forma autônoma. Normalmente, designers, fotógrafos, corretores, entre outros profissionais utilizam o espaço para expor seus trabalhos.
O portfólio é basicamente uma vitrine do seu trabalho, onde o público consegue ter conhecimento sobre o seu trabalho, tempo de serviço, valores e outras informações.
Sendo assim, tenha um bom canal de atendimento, coloque links para redes sociais e destaque seus principais trabalhos.
Portal
Os portais são sites mais voltados para empresas que trabalham produzindo notícias, textos opinativos e artigos. É uma ótima alternativa para profissionais independentes que querem ter um espaço próprio para colocar seus conteúdos.
Aliás, muitos jornalistas independentes usam este tipo de site para colocarem suas matérias no ar e fazer dinheiro por meio de um negócio próprio.
Entretanto, fique sabendo que todo portal precisa ter suporte adequado para receber grande número de visitantes. Até porque, no geral, as notícias recebem acessos constantemente. Fora isso, também é essencial destacar as editorias que o seu portal vai abordar.
E-commerce
Os sites de e-commerce são ideais para os profissionais que pretendem vender produtos online e precisam de uma estrutura digital de qualidade.
Em outras palavras, são essenciais para empresas que desejam realizar vendas e atender o público somente pela internet.
Para isso, é preciso disponibilizar o máximo de informações sobre a característica do produto, prazos de entrega, frete, cupons de desconto, entre outros detalhes.
Além disso, é crucial oferecer um bom canal de atendimento entre outros cuidados. Isso porque o cliente só adquire um produto da loja ou empresa que ele tem confiança. Por isso, é importante que o seu site e-commerce seja diferente dos demais.
Por fim, outro detalhe que vale ressaltar: utilize hospedagem de sites adequados para e-commerce. Assim, você consegue evitar possíveis quedas, devido a quantidade de usuários acessando.
One-page
Os sites one-page são aqueles modelos carregados em apenas uma página. Ou seja, toda navegação e informação do site serão carregados nela, basta o usuário arrastar a tela para baixo.
Mas saiba que este tipo de site precisa ter um visual de destaque, que chame atenção do público. Além disso, também é necessário ter atenção com a otimização das páginas e velocidade de carregamento.
Como ter um site de qualidade?
abaixo para você ter um site de qualidade!
- Defina os objetivos: as informações do seu negócio precisam estar claras para o público;
- Registre o domínio do site: fazer o registro do site é um dos pontos principais para iniciar o projeto;
- Crie uma identidade visual: toda marca precisa ter uma identidade visual de qualidade. Pontos como tipografia, cores e logotipo, por exemplo, precisam ser pensados com cuidado;
- Faça conteúdos de valor: publicar conteúdos e informações confiáveis é essencial para todo tipo de site. Isso independentemente do tipo de site que você escolher para o seu negócio;
- Tenha um site responsivo: o seu site precisa ter um design que se adapte para ser visualizado em todo tipo de tela, como computadores, tablets e celulares;
- Use estratégias de marketing: atualmente, utilizar estratégias de marketing é imprescindível para ajudar o crescimento do negócio. Existem várias estratégias, como marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, e outras.
Conclusão
Agora que você acompanhou a leitura deste conteúdo com a gente, viu como existem diversos tipos de site.
E então, está esperando o que para começar a criar o seu espaço virtual? Anote todas as nossas dicas e insights, escolha uma plataforma e tenha o seu ambiente digital hoje mesmo.
Lembre-se: o seu site precisa cativar o público. Dessa forma, você terá resultados ainda maiores e melhores!