No vídeo acima, há um dispositivo que parece um toca-fitas, aquele dispositivo que você usava (ou seus pais usavam) para ouvir e gravar música há muitos e muitos anos. Mas por dentro, se esconde um hardware capaz de reproduzir músicas a partir do Spotify.

A CNET conversou com Matt Brailsford, que combinou diferentes tecnologias – Raspberry Pi, tags NFC e streaming de música – nesse dispositivo das antigas.

O toca-fitas funciona assim: coloque uma fita cassete, e ele carrega uma playlist do Spotify. Pressione play para tocar; stop para avançar; e forward/rewind para avançar/voltar uma faixa. E o botão Record, faz o quê? Em vez de gravar sons, ele funciona como liga/desliga.

raspberry pi tape recorder

Para isso funcionar, todos os componentes internos do toca-fitas foram removidos. Lá dentro, Matt colocou um Raspberry Pi – pequeno computador que roda Linux – mais um leitor de tags NFC. Há também um circuito ligado ao controle de volume no toca-fitas, outro ligado aos botões play/stop/etc, mais um amplificador.

O Raspberry Pi roda o software MusicBox, que faz streaming de músicas do Spotify, SoundCloud e Google Play Música através de Wi-Fi. Matt criou também um programa que lê tags NFC – inseridas dentro das fitas cassete – e então carrega uma playlist específica. Cada fita pode conter duas playlists; basta inseri-la no “lado A” ou “lado B”.

Tudo isto só é possível graças à combinação Raspberry Pi e MusicBox, e lembra um projeto semelhante – do usuário mxmln23 no Imgur – que trocou os componentes de um rádio antigo…

raspberry pi radio (2)

… e o transformou em uma caixa de streaming controlada por smartphone.

raspberry pi radio

Saiba mais sobre este projeto aqui. [YouTube via CNET via Engadget]