_Apple

Todas as novidades da Apple: iPhone 4S, iOS 5, Siri, novos iPods e mais

Ontem, a Apple veio com diversas novidades de uma só vez: novo iPhone, novos iPods, novo assistente pessoal por voz, novos apps, novos preços… Hora de organizar tudo isso e entender o que aconteceu no evento da Apple. iOS 5 Você já sabia das novidades do iOS 5 desde junho: novo sistema de notificações, novo […]

Ontem, a Apple veio com diversas novidades de uma só vez: novo iPhone, novos iPods, novo assistente pessoal por voz, novos apps, novos preços… Hora de organizar tudo isso e entender o que aconteceu no evento da Apple.

iOS 5

Você já sabia das novidades do iOS 5 desde junho: novo sistema de notificações, novo app de câmera, iCloud, iTunes Match, iMessage, integração com Twitter, fim da necessidade de um computador e mais – todas elas estão aqui. Agora, sabemos quando ele chega a seu iPhone 3GS/4, iPad e iPod Touch 3G/4G: dia 12 de outubro. Feliz dia das crianças!

iPods

Os novos iPods não são assim tão novos, mas pelo menos eles ficaram mais baratos, certo? O novo iPod Nano é igual ao anterior em termos de hardware: o que mudou mesmo foi o software, com um aplicativo por vez na tela, app da Nike para quem corre e que não requer outros sensores, além de 16 novas faces de relógio. O novo iPod Touch, por sua vez, é o mesmo do ano passado, só que agora também em versão branca; o modelo de 8GB ficou mais barato também. O iPod Shuffle continua o mesmo e, ah sim, o iPod Classic não morreu.

iPhone 4S e iPhone 4 de 8GB

O novo iPhone é igual por fora, mas atualizado por dentro: com novo processador A5, chip gráfico dual-core, antena dupla e câmera de 8MP, o iPhone 4S ficou melhor sem impactar a duração da bateria – confira aqui todas as novidades do aparelho.

Falando na câmera, ela deu um belo de um salto: além de tirar fotos de 8 megapixels, ela tem sensor CMOS retroiluminado, um novo sistema de lentes, detecção de rostos e equilíbrio automático de branco. Os vídeos agora são em Full-HD e com estabilização de imagem e redução de ruído.

Talvez a novidade mais interessante seja o Siri, o assistente pessoal por voz do novo iPhone 4S. Ele não é um mero sistema de reconhecimento de voz, como nos outros celulares: o Siri realmente interpreta o que você está dizendo, compreende a linguagem natural e obedece a comandos complexos.

E, além do iPhone 4S, temos um novo iPhone 4 de 8GB, mais barato. Isso confirma o iPhone mais barato que revelamos no final de semana, e que está sendo produzido no Brasil.

Reação ao iPhone 4S

O pessoal ficou bastante dividido após o evento: com o novo iPhone, a Apple deveria ter revolucionado, ou apenas evoluído? Mat Honan ficou decepcionado: ele diz que “queria algo mais do que especial, basicamente porque eu estou esperando isso há muito tempo”. Ele queria um novo hardware, algo ousado e interessante em termos visuais, não um pequeno update com uma função – o Siri – que deve ser “uma das coisas mais animais que eu não usarei em minha vida”.

Henrique Martin, por outro lado, diz que a Apple entrou em modo de manutenção, e isso é bom: a atualização é bem-vinda, torna o aparelho interessante para quem não tem nenhum iPhone, e segue uma estratégia tick-tock semelhante à da Intel. Seja qual for sua opinião, ela provavelmente foi influenciada pela enxurrada de rumores sobre o novo iPhone que nunca vieram.

Agora é esperar pelo iPhone 4S, que deve chegar ao Brasil em dezembro. Para o novo iPhone 4 de 8 GB, a Apple promete um “preço impressionante”. Será que é verdade? É esperar para ver.

Sair da versão mobile