De robôs a leitura de mente, novas linguagens de programação a sistemas avançados de comunicação, a DARPA (sigla em inglês para Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) tem acesso a muita, muita coisa. E agora, a agência norte-americana está disponibilizando todos os seus códigos-fonte abertos através do DARPA Open Catalog.

O novo website agrega os códigos-fonte – e alguns outros dados – de todos os projetos da DARPA financiados pelo governo dos EUA. No momento, isso envolve 60 projetos diferentes, feitos em colaboração com laboratórios como Microsoft Research, Yahoo Research e o MIT. Chris White, o gerente de programas da DARPA por trás do site, explica:

Tornar nosso catálogo de código aberto disponível aumenta o número de especialistas que podem ajudar a rapidamente desenvolver softwares para o governo. Nossa esperança é que a comunidade da ciência da computação teste e avalie elementos dos nossos softwares e adote-os seja como ofertas independentes ou como componentes de seus produtos.

A DARPA tem projetos ambiciosos, e foi dela que surgiu o embrião do que se tornou a internet. Mas este site não envolve exoesqueletos de controle mental, nem projetos de colonização espacial. Estamos falando aqui do lado mais sóbrio da agência. São pesquisas de ciências da computação, como o sistema de processamento de dados de memória Apache Spark e a linguagem de programação Julia, por exemplo. É possível encontrar todos esses dados pela internet – a diferença é que agora ele estão listados em um único site para facilitar o acesso.

A coleção deve crescer com o tempo, e a DARPA planeja disponibilizar mais softwares, publicações, dados e resultados experimentais. [DARPA via Verge, Wired]