A Semp Toshiba anunciou uma boa nova para o mercado brasileiro: a fabricação e comercialização local dos notebooks Toshiba, especificamente das linhas Portégé e Tecra. Bem-vindo, notebooks legais da Toshiba!

Por aqui nós temos, já faz bastante tempo, modelos da STI — Semp Toshiba Informática. Mas eles são, no mínimo, diferentes dos que a Toshiba comercializa lá fora. As linhas que desembarcarão no Brasil em breve, Portégé e Tecra, devem agitar ainda mais o mercado de notebooks nacional que, no começo do mês, já teve um reforço de peso (o anúncio da fábrica da Lenovo no Brasil).

O foco é corporativo e, nesse primeiro momento, dois modelos já foram confirmados: Portégé R830 e Tecra R840. Ambos têm tecnologia airflow de resfriamento, design em colmeia para absorção de impactos e maior durabilidade e design sóbrio. O Portégé R830 pesa 1,5 kg e tem espessura de 2,5 cm; o Tecra R840 se destaca pelo acabamento em fibra de vidro. Ambos possuem gerenciamento de energia “amigável ao meio ambiente” e, em  reviews internacionais a recepção foi mediana — o Maximum PC gostou bastante do Portégé R830, o TechRadar considerou o Tecra R840 uma boa opção custo/benefício. O que nos intriga é o fato de que, nos EUA, ambos já saíram de linha para dar lugar a versões atualizadas (Portégé R930 e Tecra R940). Por que não os modelos novos?

Ambas as linhas possuem outros modelos e esperamos que esses dois sejam os primeiros de muitos outros notebooks de ambas a serem fabricados e vendidos no Brasil.