Como especulado, o iPhone 5S tem um leitor de impressão digital que pode acabar com a necessidade de você digitar senhas no seu smartphone.

O Touch ID é um sensor posicionado no botão Home do novo smartphone, e é ativado quando um anel ao redor do botão detecta a presença do seu dedo. Ele então mapeia a sua impressão digital para liberar – ou não – o acesso. Os dados são criptografados e armazenados no processador A7 – e apenas nele. Nada de iCloud, nem nenhum servidor da Apple. Apenas no seu smartphone.



Mas não é só isso: o Touch ID é usado também dentro de apps. Um exemplo é na App Store: em vez de digitar a sua senha sempre que quiser baixar um app, você pode apenas posicionar seu dedo para ele reconhecer que é você mesmo que está fazendo a compra.

gif_320x180_662fa4O sensor também consegue reconhecer sua impressão digital não importa qual seja a posição do seu dedo: de lado, de baixo para cima, ou o que for. Assim, você não precisa se preocupar em sempre posicioná-lo da mesma forma para conseguir liberar seu iPhone.

O Touch ID só estará presente no iPhone 5S. O outro smartphone mostrado hoje, o iPhone 5C, ainda vai usar os bons e velhos passwords como única forma de desbloquear o aparelho.