A taxa de natalidade no Japão tem caído já há um tempo, então os engenheiros da Toyota tiveram uma ideia um pouco doida para ajudar pessoas que querem a companhia de uma criança: um robô irritante.

Robô é capturado após escapar de laboratório em busca de liberdade
Este robô assustador usa apenas redes neurais para se mover

“Ele se agita um pouco, e foi feito para emular um bebê sentado, cuja capacidade de equilíbrio não foi completamente desenvolvida”, disse Fuminori Kataoka, chefe de design do robô Kirobo Mini, à Reuters. “Esta vulnerabilidade foi feita para provocar uma conexão emocional.”

O Kirobo Mini também fala com uma voz estridente, como um bebê real. Além disso, como uma criança, ele vai também fazer você gastar dinheiro. Ele custa cerca de US$ 392.

A Reuters observa que a questão do envelhecimento do Japão é um fator bem sério:

A iniciativa não-automotiva da Toyota tem como objetivo aproveitar a tendência demográfica que coloca o Japão entre as nações que mais envelhecem, resultando em uma redução da população sem precedentes para um país que não está em guerra, ou que foi acometido por fome ou doença.

A Toyota disse que o robô conta com inteligência artificial, o que o torna tão inteligente quanto uma criança de 5 anos. O robô também usa uma câmera para reconhecer expressões faciais e aprender frases. Como o The Verge nota, é uma versão menor do robô Kirobo que foi enviada ao espaço junto com o astronauta japonês Koichi Wakata, em 2013. O robô também foi feito para ajudar pessoas que sentem falta de ter membros da família por perto:

robo-portacopo

O Kirobo tem um suporte em formato de porta-copo. Desta forma, você pode andar pela cidade com seu robô no seu carro. Inclusive, ele fica dando alertas dependendo da forma como você dirige.

Do Financial Times:

O robô, que cabe na palma da mão, tem grandes olhos e sapatos vermelhos, e é pequeno o suficiente para ser carregado. Quando colocado em carros, ele encoraja o motorista a dirigir com segurança dizendo frases como “ops”, quando o motorista freia bruscamente, e “não me deixe para aqui”, quando ele sair do veículo e esquecer a criatura robótica.

Abaixo, um vídeo que mostra o robô em ação:

[Reuters]

Fotos por AP