É muito provável que você já tenha se deparado com a necessidade de traduzir um PDF (o famoso Portable Document Format). Além da possibilidade de copiar e colar tudo no Google Tradutor – o que, convenhamos, dá bastante trabalho –, também existem ferramentas que fazem a tradução a partir do upload do arquivo.
A seguir, apresentamos seis ferramentas que fazem a tradução de textos em PDF de forma rápida e gratuita. Continue lendo!
Google Tradutor
Sim, ele mesmo! E, não, não precisa copiar e colar todo o texto para traduzir. A ferramenta tem uma função que lê PDFs e outros formatos, como .docx, .pptx e .xlsx.
Para solicitar a tradução, basta entrar neste link e escolher a aba “Documentos”. Em seguida, escolha o idioma original e para qual deve ser traduzido. Ao final, a plataforma vai oferecer um link para baixar o mesmo doc, só que em inglês.
Fique atento: a formatação muda. Também vale para imagens e sites, além da função de texto, que é a mais popular.
OnlineDocTranslator
Essa é certamente uma versão menos minimalista que o tradutor do Google. A vantagem, porém, é que é possível traduzir o PDF e executar várias ações, como dividir as páginas e converter os arquivos para outros formatos. Acesse aqui.
DeepL
É um tradutor de referência que bate frente a frente com o Google. Na versão gratuita, a plataforma permite até três traduções grátis por mês. A desvantagem, porém, é que só há a opção de transcrever para o português de Portugal. Por isso, algumas palavras podem soar estranhas aos brasileiros e falantes de outros países lusófonos.
Além disso, nos testes do Giz Brasil a formatação do texto ficou completamente alterada, mesmo em PDF. Depois da tradução, o arquivo final ainda recebe o logo do site no topo da página, o que pode ser uma inconveniência para algumas pessoas. Acesse o serviço aqui.
Deftpdf
A ferramenta permite traduzir PDFs e vários outros formatos, incluindo arquivos escaneados. Apesar de dizer que mantém o design, isso não aconteceu no teste que fizemos. Ainda assim, pode ser vantajoso para documentos em formatos menos comuns, como os digitalizados. Acesse aqui.
Microsoft Word
O editor de textos da Microsoft permite abrir um PDF e usar a própria ferramenta nativa para traduzir documentos – mesmo na versão gratuita. Para isso, basta encontrar o documento em PDF nas pastas do computador e optar por “Abrir com Word”.
O texto vai permanecer na mesma configuração, mas no Word. Em seguida, acesse “Revisão”, na aba superior, e “Traduzir”. É possível que o software peça para salvar o texto em .docx antes de concluir a ação. A vantagem, neste caso, é que a formatação continua a mesma – depois de finalizada a tarefa, basta salvar novamente em PDF.
Google Docs
A alternativa do Google ao Word também ajuda na tradução de PDF. Para isso, faça upload de um novo arquivo no Docs e vá em “Ferramentas”. Ali, escolha a opção “Traduzir documento” e identifique o novo idioma.
Depois disso, a plataforma abre um novo arquivo com a tradução, o que é bacana porque você não perde a cópia anterior. Também é bastante rápido, especialmente por causa da tecnologia do Google Tradutor.