por Daniel Junqueira

A Rockstar Games levou a internet à loucura no começo da semana quando começou a anunciar aos poucos Red Dead Redemption 2, sequência do excelente jogo de mundo aberto no velho oeste lançado em 2010. E hoje o primeiro trailer foi divulgado.

O trailer em si não mostra muita coisa, tirando os cenários maravilhosos que o jogo vai se passar. Mas tudo bem, a Rockstar ainda tem um ano para nos mostrar tudo sobre ele.

Quando confirmou o título, a Rockstar disse que incluiria também um modo online em RDR 2 – ainda não sabemos se vai ser algo como GTA Online ou se vai ser diferente.

Em busca da redenção

Red Dead Redemption, o original de 2010, segue a história de John Marston, um fora da lei que decidiu abandonar a antiga gangue para viver em tranquilidade com a família. Mas o governo decidiu separá-lo de sua mulher e filho e, para vê-los novamente, ele precisa dar um fim nos seus antigos colegas de crime.

A história da busca de Marston por redenção por si só é excelente, mas Red Dead Redemption é muito mais do que isso. Com uma ambientação de velho oeste extraordinária – o jogo se passa em 1911, quando os antigos cowboys estão sumindo e dando espaço para uma civilização mais avançada, com até mesmo alguns veículos – e uma trilha sonora fantástica que ajuda a colocar o jogador no meio do deserto entre o sul dos EUA e o norte do México, o jogo ganhou diversos prêmios de melhor do ano quando foi lançado. E digo mais: ele é também um dos melhores jogos da toda a geração Xbox 360/PS3/Wii. E também um dos meus preferidos de todos os tempos.

Isso tudo ajuda a explicar a loucura causada pela Rockstar no começo da semana. Na manhã de domingo (16), a desenvolvedora de Grand Theft Auto divulgou uma simples imagem vermelha com o seu logo. Não precisava de muito mais do que isso: os fãs já imaginavam que, nos dias seguintes, novas informações sobre um novo Red Dead surgiriam. E foi isso mesmo o que aconteceu. Na segunda-feira, uma imagem mostrava a silhueta de sete cowboys. Na terça-feira veio a confirmação: o jogo se chamaria Red Dead Redemption 2, com lançamento previsto para o terceiro trimestre de 2017 e o primeiro trailer seria divulgado hoje (20), como acabou acontecendo.

Apesar de levar o 2 no nome, RDR2 é na verdade o terceiro jogo da série. O primeiro, Red Dead Revolver, foi lançado para PlayStation 2 em 2004 e recentemente foi relançado no PS4.

A má notícia fica para os jogadores de PC: a Rockstar confirmou o lançamento do jogo apenas para PlayStation 4 e Xbox One. Se por um lado títulos recentes como GTA V chegaram ao PC com atraso em relação aos consoles, por outro Red Dead Redemption original jamais chegou aos PCs.