_Vídeo

O que aconteceria se trouxéssemos um pedaço do Sol para a Terra

Com todos os planetas fascinantes no nosso Sistema Solar, às vezes fica parecendo que o Sol é meio desprezado. O Sol é incrível! As pessoas ainda valorizam o Sol, de uma maneira ou de outra. Então, o que aconteceria se pegássemos um pequeno pedaço do Sol e o trouxéssemos de volta para a Terra? Bem, […]

Com todos os planetas fascinantes no nosso Sistema Solar, às vezes fica parecendo que o Sol é meio desprezado. O Sol é incrível! As pessoas ainda valorizam o Sol, de uma maneira ou de outra. Então, o que aconteceria se pegássemos um pequeno pedaço do Sol e o trouxéssemos de volta para a Terra? Bem, qualquer um que sobrasse neste planeta teria novos motivos para valorizar a estrela.

• Alguns dos motivos pelos quais muitos personagens de desenhos são amarelos
• Esta animação surreal transforma em imagem os sons dos pássaros de florestas tropicais

Os YouTubers do canal Kurzgesagt fizeram um vídeo bem legal que explica as particularidades sobre cada cenário hipotético no caso de realizarmos essa façanha. Você realmente deveria assistir ao vídeo porque a animação é ótima. Para aqueles que gostam de respostas simples em formato de texto: o Sol te mataria.

Mas é algo muito maior do que isso. Primeiro de tudo, a maneira que você morreria iria depender de qual parte do Sol fosse trazida para o nosso lar. Se você conseguisse pegar uma amostra da cromosfera, a atmosfera do Sol, não duraríamos muito. Isso porque a cromosfera é um milhão de vezes menos densa do que o ar, então a pressão atmosférica da Terra iria explodir a nossa amostra imediatamente. E como o ar se encheria de vácuo, um choque de uma onde de alta pressão seria criada, e se você estivesse muito perto desse choque, seria morto.

A próxima camada do Sol, a fotosfera, é o que dá a luz brilhante que permeia o nosso céu. Uma amostra dela também seria menos densa do que o ar. Mas o fato do calor dar suporte à ela, ela não explodiria. Em vez disso, a amostra rapidamente brilharia um milhão de vezes mais do que o Sol, em relação àquilo que enxergamos a 150 milhões de quilômetros de distância. Uma amostra pequena o suficiente trazida ao laboratório iria queimar tudo em uma área geral e então esfriaria rapidamente, se tornando um gás completamente seguro. É claro, se você estiver na área geral, você estaria morto.

Trazer para a Terra uma amostra da zona radioativa deixaria tudo muito interessante. Supondo que deixássemos a amostra no laboratório sob as condições na qual ela existia enquanto fazia parte do Sol, a pressão que mantém o plasma em conjunto se perderia imediatamente e a resultante explosão termonuclear iria queimar o laboratório, a cidade e todo mundo.

O grande final envolve trazer para cá parte do núcleo solar. Eu não entregarei todos os detalhes, mas deixe-me te dizer: é um algo muito maior do que o impacto causado pelas outras camadas, e também te mataria. Assista abaixo, com legendas em português:

[Kurzgesagt – In a Nutshell]

Sair da versão mobile