Ciência

Três xícaras de chá por dia podem ajudar a diminuir o envelhecimento, diz ciência

Rapidez do envelhecimento foi reduzida com qualquer quantidade de chá consumida, mostraram os resultados
Imagem: Freepik/Reprodução

Um estudo realizado por pesquisadores chineses sugere que consumir três xícaras de chá por dia pode ser a chave para desacelerar o processo de envelhecimento. A pesquisa foi publicada na revista The Lancet Regional Health.

Os pesquisadores estudaram a presença de substâncias saudáveis encontradas no chá preto e verde. Segundo eles, essas substâncias têm o potencial de “influenciar positivamente o envelhecimento” ao reduzir os danos celulares e promover o funcionamento prolongado dos órgãos.

Os maiores benefícios foram observados em indivíduos que mantêm o hábito consistente de consumir chá. No entanto, a pesquisa indica que até mesmo aqueles que não têm o costume podem melhorar sua saúde ao adotar essa prática diária.

Yi Xiang, da Universidade de Sichuan (China), comentou os resultados ao portal The Sun. “Descobrimos que consumir aproximadamente três xícaras de chá por dia pode proporcionar benefícios antienvelhecimento. Isso pode ser atribuído ao fato de que o chá contém inúmeras substâncias bioativas.”

Anteriormente, outros estudos já haviam sugerido que o consumo de chá pode reduzir as chances de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.

O chá é conhecido por conter polifenóis, poderosos antioxidantes que também desempenham um papel na proteção contra cânceres e doenças neurodegenerativas, como demência.

Assim, Xiang explicou que o chá contém várias substâncias bioativas, como polifenóis, teanina e cafeína, que podem estar relacionadas aos seus potenciais efeitos antienvelhecimento.

“Os polifenóis, em particular, foram identificados como moduladores da microbiota intestinal, o que pode desempenhar um papel crucial na regulação das mudanças relacionadas à idade na imunidade, no metabolismo e na função cognitiva”, completou.

Entenda o estudo sobre o chá

Os pesquisadores analisaram dados de 5.998 adultos no Reino Unido, com idades entre 37 e 73 anos, e 7.931 na China, com idades entre 30 e 79 anos. Assim, os cientistas levantaram a quantidade e o tipo de chá consumido, incluindo chá verde, oolong (chá azul) e preto.

Dessa forma, eles realizaram a medição do envelhecimento biológico por meio de testes sanguíneos especiais que examinam as alterações no DNA das pessoas.

A rapidez do envelhecimento foi reduzida com qualquer quantidade de bebida consumida durante o acompanhamento médio de dois anos, mostraram os resultados. Além disso, segundo a pesquisa, as melhorias atingiram o pico quando três xícaras eram ingeridas diariamente.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas