Guias turísticos do México registraram uma cena inédita: um tubarão-baleia que parece se alimentar no fundo do oceano.
No vídeo, o animal se inclina e abocanha uma porção de areia, parecendo aspirar água e sedimentos para encontrar comida. É a primeira vez que se documentou este comportamento no peixe. Confira:
Impressive footage!
First evidence of whale #sharks feeding upon benthic prey 🦈Whitehead & @JoelGayford 2023 J Fish Biol First record of bottom-feeding behaviour in the whale shark (Rhincodon typus)https://t.co/I051olPf6w pic.twitter.com/0vMh4sTfS3
— Prof. Christine Böhmer (@VertEvo) May 23, 2023
O tubarão-baleia estava nadando próximo a La Paz, no México. Os guias locais geralmente levam turistas para ver os animais e concordaram em compartilhar vídeos que revelam comportamentos dos tubarões com uma organização local de pesquisa.
Foi assim que este registro chegou às mãos de Darren Whitehead, do Instituto Politécnico Nacional (México) e de Joel Gayford, do Imperial College London (Inglaterra). A dupla analisou o vídeo e publicou um estudo no Journal of Fish Biology.
Não é inesperado
Os tubarões-baleia (Rhincodon typus) são os maiores tubarões da Terra – eles atingem até 18 metros de comprimento. Estes animais geralmente se alimentam abrindo a boca enquanto nadam ou na superfície do oceano para filtrar krills e outros plânctons presentes na água.
Embora este seja o primeiro registro de tubarões-baleia se alimentando no fundo do oceano, pesquisadores dizem que não é exatamente inesperado.
Os plânctons que servem de alimento para os tubarões podem migrar para lá, atraindo os animais. No fundo do mar, há também isópodes bentônicos, crustáceos marinhos que o tubarão do vídeo poderia estar procurando.
Além disso, é possível que os tubarões geralmente se alimentem no fundo do mar, longe da costa e dos locais onde há pessoas para interagir com eles – e registrar seu comportamento. Isso pode acontecer apenas quando não há comida suficiente em águas mais rasas, disseram os pesquisadores.