O OS X Mountain Lion chegou, e há várias novas funções a se descobrir. Neste vídeo, vamos dar uma olhada nas novidades mais importantes para ver como usá-las.

O vídeo acima traz uma explicação em cinco minutos do que você precisa saber sobre o OS X Mountain Lion (apenas em inglês). Se você preferir ler (em português!), nosso tour de screenshots lhe espera abaixo, com tudo o que mencionamos no vídeo.

Central de Notificações

A Central de Notificações reúne os alertas e mensagens que surgem no OS X, e os guarda em uma prática barra lateral no computador. Você pode acessar seu histórico de notificações clicando no ícone de lista bem no canto superior direito da tela, na barra de menu. Se você quiser editar as configurações da central, use a seção Notificações nas Preferências do Sistema. Você poderá decidir quais tipos de notificações individuais surgem para você, ou mesmo desligar a função.

iCloud (e Documentos na Nuvem)

O iCloud não é uma função nova, mas recebeu uma perceptível atualização no Mountain Lion. Você encontra as configurações na seção iCloud das Preferências do Sistema, assim como no Lion. É lá onde você faz login na sua conta do iCloud, gerencia o serviço, e decide quais partes do computador serão sincronizadas. Se você ativar “Documentos e Dados”, seus documentos – incluindo as versões anteriores deles – serão sincronizados com o iCloud, tornando-os disponíveis em outros dispositivos com iCloud.

Notas e Lembretes

Assim como no iOS, o OS X Mountain Lion oferece apps de Notas e Lembretes. O app Notas permite guardar e organizar textos e imagens. O app Lembretes, por sua vez, permite criar lembretes para você não se esquecer de compromissos. Ambos são bem simples e sincronizam com o iCloud.

 

Mensagens

O app Mensagens é o iMessage do OS X. Ele está disponível desde o Lion, e não mudou muito desde então. Você pode adicionar sua conta do iCloud para sincronizar mensagens com o iPhone, iPad ou iPod Touch, mas ainda não é possível receber as mensagens de texto do iPhone no computador. Mas você pode configurar várias contas de mensagem instantânea, então no Mac o app tem mais funcionalidade que no iOS. Por isso ele basicamente substitui o iChat.

 

 

Compartilhamento

Com o botão de compartilhamento, vários apps pode enviar seu conteúdo via e-mail, Twitter, mensagem e mais. Nem todo app possui o botão, mas muitos apps irão acrescentá-lo para facilitar o compartilhamento. Por enquanto, ele está mais proeminente no Safari, mas você também pode compartilhar direto do Finder: por exemplo, se você clicar em uma imagem, surgem opções para enviá-la ao Twitter e ao Flickr. Você encontra opções diferentes para outros tipos de arquivo. Se você quiser configurar as contas para compartilhar, visite a seção Mail, Contatos e Calendários nas Preferências do Sistema.

Espelhamento via AirPlay

O suporte a AirPlay no Mac acaba de melhorar para quem tem uma Apple TV. Agora é possível espelhar sua tela em uma Apple TV de segunda ou terceira geração via AirPlay: basta ativar isto na seção Monitores das Preferências do Sistema. Lá embaixo, há uma checkbox ao lado de “Exibir opções de espelhamento na barra de menu quando disponível”. Clique nela, e você poderá exibir o conteúdo do Mac em qualquer Apple TV detectada através da barra de menu.

Configurações de segurança e privacidade

As novas configurações de segurança e privacidade no OS X não são as funções mais chamativas ou interessantes do sistema, porém há alguns detalhes que vale a pena mencionar. Se você visitar a seção Segurança e Privacidade nas Preferências do Sistema, você encontra uma mudança significativa na aba Geral. Abaixo da área “Permitir aplicativos baixados de”, você encontra selecionada a opção “Mac App Store e desenvolvedores identificados”. Isto evita que apps sem certificação da Apple rodem no sistema. Se você quiser restringir ainda mais, escolha a opção “apenas apps da Mac App Store”; ou permita que mais apps rodem no seu Mac, escolhendo a opção “Todos”. Esta é a configuração que os mais experientes em tecnologia vão escolher.

Na aba Privacidade, você vai encontrar novas opções: aprovar ou negar permissões dos apps para acessar certos dados pessoais, como contatos, localização, conta do Twitter e mais. É uma boa ideia dar uma olhada nessa seção, para garantir que os apps não estão vendo mais do que deveriam sobre você.

***

O Mountain Lion tem mais de 200 novidades, e você pode ver todas aqui.