As novidades sobre o Windows 8 não param de jorrar na conferência BUILD, da Microsoft, em Seattle. Lá, a empresa está exibindo os primeiros passos da próxima versão de seu sistema operacional. Eis as novidades mais importantes do Windows 8.
(A Microsoft está exibindo o Windows 8 em um tablet protótipo desenvolvido pela Samsung — e que será distribuído para os 5 mil desenvolvedores — então a ênfase maior é nas habilidades touchscreen do sistema.)
Metro
O Metro não é uma camada separada rodando em cima do Windows 8. Ele é o Windows 8. Tudo surge de forma nativa.
De acordo com Mary Jo Foley, do ZDNet, as ferramentas, os padrões e as filosofias antigas de desenvolvimento de aplicativos estão ficando para trás para abrir espaço para esse novo e imersivo estilo de apps de desktop. Ele faz com que o Windows pareça algo bem moderno. O que é ótimo.
Charms
Na interface Metro, o novo Menu Iniciar será o elemento Charm no lado direito da tela. De lá você poderá buscar, ajustar configurações, reorganizar apps, compartilhar links/texto/informações/fotos etc. É algo semelhante à cama que salta quando você clica na tecla menu em aparelhos com Android.
Apps em tela divida
Apesar de a interface Metro fugir do design janelado, isso não significa que você ficará preso a um app por vez. O Metro permite que dois apps compartilhem o espaço da tela para o usuário poder usar o multitarefa sem ter que sacrificar o novo design do Windows 8. Conceitualmente, é algo parecido com o Twitter para iPad (onde você pode ver a timeline enquanto navega por uma janela de browser aberta após você clicar em um link). Algo rápido e eficiente.
Resolução importa
Todos os aparelhos com Windows 8 terão a resolução mínima de 1024×768 pixels. Qualquer aparelho rodando com os requisitos mínimos será capaz apenas de rodar a interface Metro, com um app por vez. Se a resolução for de 1366×768, ele conseguirá rodar dois apps ao mesmo tempo.
Metro vs Pro
O Windows está definitivamente desenhando uma linha entre o Metro e o Pro, definindo limites para o Metro (pelo menos por enquanto). Enquanto o Metro é voltado para funções de entretenimento e consumo de conteúdo (olá, tablets!), a interface Pro (que é muito parecida com o visual atual do Windows) é feita para quem quer trabalhar. Do jeito que a Microsoft colocou ambos, eles veem os usuários usando o formato desktop durante o trabalho. E quando a ideia for só dar um passeio pela internet, usaremos um tablet com Metro.
O poder do NFC
O Windows 8 terá suporte às tecnologias do NFC. Assim, seus aparelhos poderão transmitir e receber informações disponíveis pelo padrão. Em termos de possibilidades, pense em algo próximo ao exibido pela Palm/HP, quando era possível parear o Pre 3 com o TouchPad sem a necessidade de cabos. Coloque seu celular perto de seu tablet e ele pode receber as webpages/apps/músicas/vídeos que estão em um dos aparelhos e carregue-os no outro.
Refresh e Reset
Vírus e malware existem. A Microsoft não está exatamente prometendo que o Windows 8 será imune aos vírus, mas ele farão com que seja mais fácil remover softwares corrompidos sem a necessidade de remover apps ou configurações. Essa habilidade foi batizada de Refresh. Há também uma habilidade rápida e mais drástica para desligar seu aparelho remotamente e retorná-lo às configurações de fábrica. Esse é o Reset.
Disponível hoje
Você poderá baixar o Developer Preview do Windows 8 ainda hoje, às 21h 0h00 (horário de Brasília). No entanto, a Microsoft não oferecerá nenhum tipo de suporte.