Tudo sobre os primeiros dias do Threads: recorde e repercussões

O novo aplicativo está batendo recordes: em sua primeira semana, a rede social já alcançou 100 milhões de usuários. Veja as repercussões na concorrência
instagram threads meta
Imagem: Meta/Divulgação

.Se o app vai mesmo vingar ou não, é uma questão sem resposta. Mas, por enquanto, o Threads é um verdadeiro fenômeno. O novo aplicativo está batendo recordes e repercutindo mundo afora. Em menos de uma semana, a rede social já alcançou 100 milhões de usuários. Com isso, o projeto da Meta se torna o líder em rápida adesão – o maior de todos os tempos.

whatsapp invite banner

Antes disso, o ChatGPT era a plataforma de crescimento mais rápido: foram 10 milhões de usuários diários em apenas 40 dias e 100 milhões de usuários mensais em cerca de dois meses. Agora, o Threads superou esse recorde. As informações são dosite PetaPixel.

De acordo com o Threads Tracker, da Quiver Quantitative, que analisa dados coletados em perfis dos usuários do Instagram, o novo rival do Twitter atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos na manhã desta segunda-feira (10).

E de acordo com o The Verge, os usuários não estão apenas se cadastrando no Threads; eles também estão postando. Na última quinta-feira (6), o site noticiou que já havia mais de 95 milhões de postagens e 190 milhões de curtidas compartilhadas no aplicativo.

Maior adesão de todos os tempos

O Threads foi lançado no dia 5 de julho. Nessa data, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que o app atraiu dois milhões de cadastros em duas horas. Depois, cinco milhões de inscrições em quatro horas e 10 milhões de usuários registrados em sete horas.

Na manhã seguinte, Zuckerberg afirmou que mais de 30 milhões de pessoas se cadastraram para usar o novo aplicativo e disse que o crescimento foi “muito além de nossas expectativas”.

A taxa de adesão de novos usuários do Threads não tem precedentes, mesmo com o cadastro limitado a celular iOS ou Android, sem versão acessível pela web, por enquanto.

Também fazem falta na rede social alguns recursos básicos que muitos usuários do Twitter estão acostumados e consideram essenciais. Por exemplo, a pesquisa em Threads permite somente buscar por nomes de usuário. Não há hashtags e a plataforma ainda não possui um feed cronológico de postagens.

Twitter caminha na direção oposta

Embora o Threads ainda esteja dando seus primeiros passos, seu aumento expressivo de usuários em questão de dias mostra que o aplicativo tem potencial para derrubar o Twitter do monopólio das redes sociais baseadas em texto.

 

Dados compartilhados pelo CEO da CloudFlare, Matthew Prince, no último final de semana, indicam que houve um declínio constante no tráfego do Twitter desde janeiro de 2023. Os números caíram significativamente e atingiram a mínima do ano em julho.

Anteriormente, em maio do ano passado, o Twitter tinha 229 milhões de usuários ativos mensais. Foram dados divulgados antes de Elon Musk comprar a rede social.

Por sinal, Musk sentiu a ameaça da rede social ligada ao Instagram e quer processar a Meta. Em uma carta endereçada a Zuckerberg, na semana passada, um advogado que representa o Twitter acusa a companhia de usar ilegalmente os segredos comerciais do Twitter para usar no desenvolvimento do Threads.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas