_Tecnologia

Tumblr, rival do X, anuncia mudança que vai afetar meio bilhão de contas

A ideia é que a controladora Automattic seja capaz de desenvolver simultaneamente recursos para implementação no Tumblr e no Wordpress

A empresa Automattic decidiu migrar todos os blogs da plataforma Tumblr para sua famosa infraestrutura do WordPress. A empresa explica que, com mais de 500 milhões de contas em seu catálogo, o Tumblr enfrenta desafios de escalabilidade e manutenção. Isso tem levado a plataforma a buscar soluções mais robustas e eficientes.

A mudança para o WordPress, uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais populares do mundo, representa uma estratégia para garantir a continuidade e o crescimento do serviço oferecido pelo Tumblr.

Em um comunicado emitido na última semana, a Automattic, empresa proprietária do Tumblr — e também do WordPress — explicou que o back-end (ou seja, a parte interna, que o usuário não tem acesso) do Tumblr será executado na plataforma do WordPress.

A ideia é que a Automattic seja capaz de desenvolver simultaneamente recursos para implementação em ambas as plataformas.

Porém, apesar dessa mudança, a empresa ressalta que o usuário não vai notar diferenças no uso do Tumblr.

Qual a vantagem do Tumblr ir para o WordPress?

O WordPress é conhecido por sua flexibilidade, segurança e capacidade de suportar um grande volume de tráfego e conteúdo, características essenciais para uma plataforma que hospeda milhões de blogs com diferentes necessidades e requisitos.

Além disso, a integração com o WordPress também pode trazer benefícios adicionais para os usuários do Tumblr. A plataforma WordPress oferece uma vasta gama de plugins e temas, o que pode permitir uma maior personalização e funcionalidade dos blogs hospedados na plataforma.

“Amamos a experiência de postagem simplificada do Tumblr e a atual direção do produto. Não estamos mudando isso. Estamos falando sobre executar o back-end do Tumblr no WordPress. Você nem perceberá a diferença do lado de fora”, diz a empresa.

Em 2019, a empresa de telecomunicações norte-americana Verizon vendeu a rede social de blogs para a Automattic, proprietária do WordPress. Depois de seu auge, no início da década passada, o Tumblr enfrentou problemas com a publicação de pornografia infantil. Assim, levou a rede a proibir o conteúdo adulto no site, reduzindo bastante o tráfego.

Aliás, com o bloqueio do X no Brasil, a plataforma também surge como opção aos órfãos do ex-Twitter. No ano passado, por exemplo, a Automattic já havia atualizado a versão web da plataforma para ela ser mais parecida com o X.

Sair da versão mobile