Se você usa o notebook com frequência, seja para o trabalho ou para lazer, já percebeu como é fácil sujá-lo e difícil de limpar. Não é só com você: acontece com todo o mundo.
Mas, felizmente, existem diversas formas de fazer com que o seu dispositivo fique tão bonito e limpo como estava no primeiro dia de uso – ou quase isso.
O interessante em limpá-lo de vez em quando é que, além do bem estar de vê-lo mais bonito, isso também afasta bactérias que podem fazer mal para a saúde e até reduzir a vida útil do equipamento.
Antes de iniciar, é importante que os usuários procurem as informações fornecidas pelo fabricante do laptop. Isso porque pode ser que existam alguns passos específicos a serem tomados na etapa de limpeza – e a intenção aqui não é estragar o notebook.
Vamos lá? Siga as dicas abaixo e tenha um computador novinho em folha nos próximos minutos (ou horas, dependendo do estado do dispositivo!).
Antes de começar
Tire um tempinho para limpar seu notebook – ele provavelmente vai precisar. Além disso:
- Verifique se você salvou e fez backup de tudo;
- Desligue o notebook e desconecte da tomada;
- Separe algumas toalhas sobre a mesa;
- Vire lentamente o laptop de cabeça para baixo e agite suavemente para retirar restos de comida de dentro do teclado (sim, eles estão lá)
Como limpar
Se for possível, remova as teclas para uma limpeza rápida embaixo de cada uma delas. Mas verifique se isso é possível – nem todos os modelos podem ter teclas removidas.
Caso não seja possível, uma boa ideia além de sacudir a máquina (suavemente, por favor!) é passar um cotonete ou um pano de microfibra entre as teclas, com delicadeza. Use a mesma toalha para limpar o chassi ao redor e a parte traseira da tela.
É possível adicionar um pouco de água ou produto de limpeza no pano para tirar a sujeira mais grossa. Mas atenção: jamais borrife água ou qualquer líquido diretamente no laptop, use sempre o pano. Isso vai evitar acidentes.
Tome um cuidado extra nos locais de respiração e aberturas para que a umidade não entre dentro da máquina.
Que produtos usar?
Evite sprays de aerossol, solventes, abrasivos e produtos com peróxido de hidrogênio, como desinfetantes e clareadores de roupa. O mais indicado é usar uma solução de álcool isopropílico com moderação. Na ausência deste, use água pura ou um produto de limpeza específico para laptops.
Para remover pedaços de sujeira, use cotonetes, panos de microfibra ou, no máximo, uma lata de ar comprimido. Mas não exagere: você está lidando com eletrônicos delicados. Vá com calma e não assopre nem esfregue demais.
O mesmo vale para limpar os ventiladores e saídas de ar maiores. No caso de ar comprimido, tome cuidado para inclinar a lata de modo que a poeira saia para fora – e não para dentro – do laptop.
Cuidado especial com a tela
A Dell, por exemplo, recomenda um pano de microfibra limpo e macio, se necessário com um pouco de água, para limpar a tela.
A Apple reforça que a água ou produto de limpeza deve ser aplicado no pano e jamais diretamente na tela. Isso porque borrifar nesse espaço pode fazer com que a água respingue para o lado interno e cause danos ao eletrônico.
Se a sujeira for mais grossa, opte pelo álcool isopropílico. Lembre-se: qualquer passo em falso pode causar danos irreversíveis à tela. Não é indicado usar:
- Produtos de limpeza de janelas;
- Qualquer produto com amônia;
- Qualquer produto com acetona;
- Qualquer produto com fosfatos;
- Qualquer produto com altos níveis de álcool
Para limpar, faça movimentos lentos e circulares com a mão leve, para evitar riscos. E prefira fazer isso com o notebook desligado, para identificar as áreas mais críticas.
De quanto em quanto tempo?
Por fim, o ideal é limpar o notebook a cada dois ou três meses. Se o uso é mais intenso, vale aumentar a regularidade.
Outra opção é pedir que um profissional de confiança abra o notebook e limpe por dentro caso haja suspeita de que há muita sujeira interna, como poeira e pêlos de animais de estação.
Dessa forma, seja criterioso: é realmente preciso abrir ou posso consertar a situação com algum cuidado extra? Muitas vezes, seguir esses passos é o suficiente para uma boa limpeza no equipamento. Além disso, alguns fabricantes, como a Sony, anulam a garantia caso o usuário abra o laptop sem necessidade. Fique atento.