Giz Indica

Tutorial: como transformar seu celular velho em uma câmera de segurança

Saiba como transformar um celular sem uso em uma câmera de segurança usando um aplicativo e alguns acessórios
Imagem: Reprodução/Pexels

Um celular antigo com câmera pode ser mais útil do que parece. Uma das funções que você pode dar ao seu aparelho sem uso é transformá-lo em uma câmera de segurança. Assim, ele servirá não apenas para manter a segurança da sua casa, mas também para vigiar um bebê ou animal de estimação.

Escolha um aplicativo

whatsapp invite banner

Para começar, é necessário um telefone que permita a instalação de um aplicativo de câmera de segurança como o Alfred, por exemplo. No modo gratuito, ele oferece visão remota do seu feed ao vivo, detecção de movimento com alertas, armazenamento gratuito na nuvem, feed de áudio bidirecional e uso das câmeras frontal e traseira.

Além disso, outras opções são o Faceter, Epoccam (apenas iOS) e o iVCam. Embora alguns não sejam tão focados em segurança, a maioria dos apps oferece recursos semelhantes, incluindo streaming local, na nuvem, gravação e armazenamento de filmagens local ou remoto, bem como detecção de movimento e alertas.

Após conectar o novo aparelho celular e o antigo, você pode habilitar as funções que desejar, como a de adicionar outras pessoas para terem acesso aos vídeos.

Monte a câmera de segurança

Em seguida, é preciso escolher um local para posicionar a nova câmera de segurança. O smartphone pode ficar na entrada da sua casa, no quintal ou onde você achar melhor. Caso você tenha mais de um smartphone à disposição, pode colocar em diferentes cômodos.

Um pequeno tripé ou suporte de celular para carro com ventosa pode ajudar na hora de instalar a “câmera de segurança” improvisada. Além disso, uma lente angular também pode ajudar a ampliar o campo de visão do aparelho. É possível encontrá-las por valores acessíveis, de cerca de R$ 30, em lojas online.

Por fim, uma forma de evitar que a bateria acabe rapidamente é posicionar o celular próximo a uma fonte de energia. Você pode utilizar um cabo de 3 metros Micro-USB ou USB-C para conseguir movimentar mais o aparelho.

VEJA TAMBÉM: 5 opções de dongles para assistir IPTV gratuito em 2024

 

_
Quando você compra por meio dos nossos links, podemos receber uma comissão. Veja como funciona.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas