Uma geração inteira cresceu interagindo com computadores através de um mouse, mas nem sempre foi assim – e com as touchscreens, nem sempre será assim. Quando o Macintosh 128K estreou em 1984, ele precisava ensinar os usuários a apontar, clicar e arrastar com o mouse através de um tutorial em forma de jogo.

O Apple Lisa foi o primeiro computador pessoal com uma interface gráfica do usuário (GUI), mas foi o Macintosh 128K que, um ano depois, trouxe GUIs e mouse para o mercado de massa. Para muitas pessoas, este foi o primeiro computador que elas tiveram, e o primeiro mouse que encontraram.

O Tour Guiado do Macintosh vinha em disquete com uma fita cassete que continha instruções de áudio sincronizadas. E para ensinar aos usuários o que fazer com aquele objeto estranho, havia uma seção “USANDO O MOUSE” dedicada a isso. Confira na galeria:

guided tour macintosh mouse galeria

O fantástico site GUIdebook tem todo um arquivo de tutoriais da Apple e Windows. Você pode, por exemplo, rever o plano de fundo verde-azulado do Windows 95, ou conferir o tutorial decididamente menos emocionante do Apple Lisa – no 128K, a Apple trouxe magos, estrelas e um labirinto.

O guia completo está neste link, e você ainda pode ouvir como eram as instruções da fita cassete neste vídeo passo a passo:

Trinta anos mais tarde, em 2014, é difícil imaginar como era um mundo no qual o mouse de computador era algo novo, e estes jogos eram necessários para ensinar uma habilidade totalmente desconhecida. Mas todos nós já passamos por um tutorial de computador; qual é a sua primeira lembrança disso? Compartilhe nos comentários. [GUIdebook via @mapgoblin]