Na próxima semana, a LG pretende fazer um evento gigantesco em São Paulo para mostrar as suas novidades tecnológicas que chegarão às lojas ao longo de 2011. Talvez a maior promessa (ao menos no convite que recebemos) é a “TV LG Cinema 3D”, que promete óculos passivos, iguais ao que a gente usa no cinema. Outras empresas parecem seguir o mesmo caminho. E agora?

Por enquanto, as TVs 3D à venda no Brasil usam a tecnologia dos óculos com “obturador ativo”, que piscam alternadamente 60 vezes por segundo por olho em sincronia com a imagem (que também fica piscando). Como o óculos tem um circuito meio complicado e bateria, ele é caro e meio pesado – e eletrodos na cabeça ainda não são uma alternativa viável. Além de potencialmente dar mais dor de cabeça. [Veja como cada tecnologia funciona aqui]

Para tentar remediar isso, em janeiro, na CES, a Vizio (marca bem grande nos EUA) e JVC haviam anunciado modelos com “3D passivo”, do mesmo tipo do que vemos no cinema. As duas imagens são mandadas ao mesmo tempo, e os óculos com lentes polarizadas separam uma para cada olho, dando a sensação de profundidade. Essa tecnologia tem a grande vantagem do preço e conforto – você pode usar óculos leves ou mais estilosos. As desvantagens seriam a qualidade de imagem – normalmente em uma resolução menor, com 540 linhas – e ângulo de visão menor, já que é preciso ficar razoavelmente de frente para a tela para o efeito dar certo.

Como disse em outra oportunidade,  ainda acho que o 3D vai pegar como tecnologia. Não sei se será com óculos passivos, ativos ou sem óculos, mas o que importa é que o conteúdo sendo produzido hoje em 3D segue um padrão, e funciona em qualquer um dos modelos. Vai ser interessante ver qual irá prevalecer, mas se fosse apostar algum dinheiro, iria no modelo de óculos passivos. Para mim a grande impulsionadora da tecnologia será a transmissão de eventos esportivos, que já é feita em uma resolução menor. Jogar em 3D é bacana (ainda que cansativo), ver animações em que as coisas que saem da tela também. Mas ver uma partida de tênis ou futebol em uma TV dessas dá outra dimensão – literalmente – ao jogo. O grande teste será as Olimpíadas de 2012.

Nas próximas semanas vamos testar este modelo da LG e outro da Philips com óculos passivos para conferir se eles entregam o que prometem. Mas, por enquanto, diria que se você quer entrar no mundo 3D e , seria mais prudente esperar um pouquinho. [ZTop]