TVs “baratas” com resolução 4K começam a aparecer
Toda tela gigante deveria ter resolução 4K. Só que, por enquanto, as TVs Ultra High-Definition custam uma fortuna: a Sony, por exemplo, cobra US$25.000 por seu novo modelo de 84″.
A chinesa Hisense, no entanto, vai vender uma TV 4K por menos de US$6.000. Faça as contas.
E como ela consegue esse preço? É que a empresa fabrica o seu próprio painel direto da China, cortando intermediários.
Há uma grande ressalva: a Hisense XT880 tem 50 polegadas, enquanto a TV da Sony tem 84″. Trinta e quatro polegadas fazem uma diferença enorme, e podem explicar a disparidade de preços. A Hisense também prepara um modelo de 65 polegadas, ainda sem preço definido.
De perto.
E a segunda ressalva: o 4K talvez não faça sentido em 50 polegadas. Se você está sentado longe o bastante, provavelmente você já não consegue notar os pixels em sua TV Full-HD. Mas para quem mora em espaços menores, a Hisense oferece uma forma (relativamente) barata para nunca mais notar os pixels.
E, de fato, eu coloquei meu rosto bem perto do display, e não consegui notar um único pixel. Havia um pouco de cintilação (flicker) em determinados ângulos, e algo que parecia ser artefatos de compressão ao longo das bordas da imagem (mas que poderiam ser atribuídos ao próprio vídeo).
EXTREMAMENTE PERTO. Muito mais perto do que você ficaria ao ver TV.
Veremos mais sobre a Hisense na feira CES, em janeiro. Mas enquanto isso, saiba que talvez haja uma forma viável de bancar o próximo grande salto em HDTVs.