Twitch muda regras de publicidade na tela, revolta streamers e pede desculpas
A Twitch anunciou novas políticas de publicidade para sua comunidade na última terça-feira (6). A medida faz algumas mudanças na forma com que os streamers podem exibir conteúdo de marca ou patrocinado em suas transmissões.
Entre as novas regras, a principal foi proibir os streamers de inserir anúncios de banner, áudio e vídeo de propaganda diretamente nas lives.
Além disso, as sobreposições de marcas serão limitadas a 3% do tamanho da tela. A intenção é restringir a presença de logotipos e anúncios fixos durante as transmissões ao vivo, com regras específicas.
A Twitch atualizou suas "Diretrizes para Conteúdos Promocionais" com novas regras para publicidade:
– Marcas em overlays não podem ocupar mais que 3% da tela
– Streamers não podem rodar anúncios direto de suas transmissões (vídeo, áudio ou imagem) pic.twitter.com/fbFZZwOuIV— Roque Marques (@roque_mn) June 6, 2023
De acordo com a plataforma, os formatos permitidos são somente os seguintes:
- Painéis de marcas na página do canal, que fica abaixo da tela de transmissão;
- Produtos aparecendo em segundo plano nas lives — atrás do streamer;
- Divulgação de links para outros sites que promovem serviços ou produtos;
- Jogos patrocinados;
- Discussão ou ‘unboxing’ de produtos.
Medida gerou revolta dos streamers
Vários influenciadores foram pegos de surpresa pelas novas regras. A medida gerou muitos comentários frustrados no Twitter. “E lá vai a Twitch para mais uma tentativa de inviabilizar o criador de conteúdo na plataforma”, reclamou Allan Rodrigues (@oestagiario).
Não poder colocar anúncios de vídeos inseridos também terá impacto para os canais de campeonatos de diversos games, como “Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)”, “Valorant” e “League of Legends”. Durante os intervalos dos jogos, as organizadoras normalmente incluem vídeos de anúncios dos patrocinadores oficiais. Se as novas regras forem mantidas, isso não será mais possível.
E lá vai a Twitch para mais uma tentativa de inviabilizar o criador de conteúdo na plataforma.
Explora nos ads, paga mal e agora quer minar os patrocinadores individuais de cada streamer.
Só vão sobrar os grandes. E somente pela falta de outras possibilidades. https://t.co/2kRl7Y0xpR
— Allan (@oestagiario) June 6, 2023
Personalidades importantes da comunidade começaram a questionar a decisão. Os narradores de e-sports Schaeppi, Diego “Toboco” e Arthur “Vecet”, por exemplo, se manifestaram contra as proibições.
Twitch pediu desculpas e fez esclarecimento
Após a reação negativa da comunidade, a Twitch pediu desculpas em comunicado no Twitter, reconhecendo a falta de clareza no anúncio sobre as novas políticas. A plataforma se comprometeu a revisar as diretrizes.
A atualização da política de conteúdo de marca de hoje foi excessivamente ampla. Isso causou confusão e frustração, e pedimos desculpas por isso.
— TwitchBR (@TwitchBR) June 6, 2023
O objetivo é evitar mal-entendidos, esclarecer as informações e garantir que não haja restrições excessivas no relacionamento de streamers com patrocinadores. A empresa ainda informou que não tem a intenção de limitar a atuação dos streamers, reconhecendo que essa é uma parte importante de obter receita. A Twitch agradeceu à comunidade por compartilhar suas preocupações e ressaltou a valorização do feedback dos usuários.
Confira o comunicado da Twitch:
“A atualização da política de conteúdo de marca de hoje foi excessivamente ampla. Isso criou confusão e frustração, e pedimos desculpas por isso.
Não temos a intenção de limitar a capacidade dos streamers de estabelecer relacionamentos diretos com patrocinadores, e entendemos que isso é uma parte importante de como os streamers obtêm receita.
Queríamos esclarecer nossa política de anúncios existente, que visava proibir redes de anúncios de terceiros de vender anúncios em vídeo e display integrados permanentemente na Twitch, o que é consistente com outros serviços.
Não acertamos a linguagem da política e iremos reescrever as diretrizes para que fiquem mais claras. Agradecemos por compartilharem suas preocupações e valorizamos o feedback. Vamos notificar a comunidade assim que tivermos uma atualização.”