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Twitch muda regras de publicidade na tela, revolta streamers e pede desculpas

Streamers ficaram frustrados com a decisão da Twitch, que pediu desculpas no Twitter e prometeu revisar as novas diretrizes

A Twitch anunciou novas políticas de publicidade para sua comunidade na última terça-feira (6). A medida faz algumas mudanças na forma com que os streamers podem exibir conteúdo de marca ou patrocinado em suas transmissões.

Entre as novas regras, a principal foi proibir os streamers de inserir anúncios de banner, áudio e vídeo de propaganda diretamente nas lives.

Além disso, as sobreposições de marcas serão limitadas a 3% do tamanho da tela. A intenção é restringir a presença de logotipos e anúncios fixos durante as transmissões ao vivo, com regras específicas.

De acordo com a plataforma, os formatos permitidos são somente os seguintes:

  1. Painéis de marcas na página do canal, que fica abaixo da tela de transmissão;
  2. Produtos aparecendo em segundo plano nas lives — atrás do streamer;
  3. Divulgação de links para outros sites que promovem serviços ou produtos;
  4. Jogos patrocinados;
  5. Discussão ou ‘unboxing’ de produtos.

Medida gerou revolta dos streamers

Vários influenciadores foram pegos de surpresa pelas novas regras. A medida gerou muitos comentários frustrados no Twitter. “E lá vai a Twitch para mais uma tentativa de inviabilizar o criador de conteúdo na plataforma”, reclamou Allan Rodrigues (@oestagiario).

Não poder colocar anúncios de vídeos inseridos também terá impacto para os canais de campeonatos de diversos games, como “Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)”, “Valorant” e “League of Legends”. Durante os intervalos dos jogos, as organizadoras normalmente incluem vídeos de anúncios dos patrocinadores oficiais. Se as novas regras forem mantidas, isso não será mais possível.

Personalidades importantes da comunidade começaram a questionar a decisão. Os narradores de e-sports Schaeppi, Diego “Toboco” e Arthur “Vecet”, por exemplo, se manifestaram contra as proibições.

Twitch pediu desculpas e fez esclarecimento

Após a reação negativa da comunidade, a Twitch pediu desculpas em comunicado no Twitter, reconhecendo a falta de clareza no anúncio sobre as novas políticas. A plataforma se comprometeu a revisar as diretrizes.

O objetivo é evitar mal-entendidos, esclarecer as informações e garantir que não haja restrições excessivas no relacionamento de streamers com patrocinadores. A empresa ainda informou que não tem a intenção de limitar a atuação dos streamers, reconhecendo que essa é uma parte importante de obter receita. A Twitch agradeceu à comunidade por compartilhar suas preocupações e ressaltou a valorização do feedback dos usuários.

Confira o comunicado da Twitch:

“A atualização da política de conteúdo de marca de hoje foi excessivamente ampla. Isso criou confusão e frustração, e pedimos desculpas por isso.

Não temos a intenção de limitar a capacidade dos streamers de estabelecer relacionamentos diretos com patrocinadores, e entendemos que isso é uma parte importante de como os streamers obtêm receita.

Queríamos esclarecer nossa política de anúncios existente, que visava proibir redes de anúncios de terceiros de vender anúncios em vídeo e display integrados permanentemente na Twitch, o que é consistente com outros serviços.

Não acertamos a linguagem da política e iremos reescrever as diretrizes para que fiquem mais claras. Agradecemos por compartilharem suas preocupações e valorizamos o feedback. Vamos notificar a comunidade assim que tivermos uma atualização.”

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