O Twitter surpreendeu muitos usuários quando anunciou que iria começar os testes com o botão editar, um pedido antigo dos tuiteiros. Agora, o recurso finalmente chegou para usuários de Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
A rede social afirmou que usuários do Estados Unidos que assinam o Twitter Blue vão receber a função de editar postagens em breve. O recurso de editar tweets é exclusivo do serviço de assinatura do Twitter, que ainda não está disponível no Brasil.
https://twitter.com/TwitterBlue/status/1576980429814759424?s=20&t=MPDcsEGrClrqArZo2v_KvA
O botão editar, indicado pelo ícone de lápis, aparece ao lado da informação de quanto tempo o post foi publicado. Foram criadas algumas regras para evitar que ele seja utilizado de maneira indevida. Os tweets poderão ser editados até cinco vezes em um período de 30 minutos minutos após a publicação.
https://twitter.com/TwitterBlue/status/1576980495552114688?s=20&t=FCj6ANSpUB97JytgdvXWMA
As regras são para evitar abusos, como alterações significativas que mudem consideravelmente o contexto do inicial do post. Ao mesmo tempo, a função dá possibilidade dos usuários corrigirem erros de digitação que antes eram impossíveis de serem arrumados.
Mesmo após o fim dos testes, o funcionamento do botão editar será monitorado durante um período que não foi especificado pelo Twitter, e as regras disponíveis na versão inicial da função podem ser alteradas se houver necessidade.