Em um post em seu blog oficial, o Twitter anunciou que está “experimentando novas formas de direcionar anúncios”, o que é a forma como eles encontraram de dizer que planejam rastrear o que você faz na web – mesmo quando você está fora do Twitter – e mostrar as informações para anunciantes criarem anúncios melhores. Eis como evitar isso.
Se isso parece familiar, é porque deveria ser. O Twitter começou a experimentar esse tipo de rastreamento há um ano, mas não havia uma forma de desativar. O Twitter já usa coisas como botões de seguir e widgets sociais em sites para ver onde seus usuários logados vão ao deixar o Twitter, mas agora eles estão detalhando isso, e é uma coisa boa.
Para desativar o novo rastreamento do Twitter:
- Entre no Twitter e visite a página de configurações da sua conta
- Desmarque a caixa que diz “Personalizar o Twitter de acordo com os sites que eu visitei recentemente”
- Desmarque a opção “Anúncios personalizados com base em informações compartilhadas por parceiros de publicidade”
- Salve as mudanças
Pelo lado bom, o Twitter ao menos está sendo claro em relação às alterações (ao contrário do Facebook, quando começou a fazer a mesma coisa), e dizem aos usuários que eles não verão mais anúncios, e sim anúncios melhores, como resultado do rastreamento.
Ao mesmo tempo, uma coisa é usar os dados coletados quando alguém usa seu serviço para melhorar a publicidade. Outra é continuar coletando quando essa pessoa deixa seu serviço para melhorar a sua publicidade. Ainda assim, desativar é fácil, então sugerimos que você faça isso assim que possível. [Blog do Twitter via Boing Boing]