O Twitter tem adotado uma medida que visa barrar a captura de tela na rede social. Quem tenta tirar um print é notificado com um pop-up para confirmar a sua ação ou repensá-la, conforme relatado por seus usuários, desde a última quinta-feira (6).
Em seu perfil na rede social, Jane Manchun Wong falou sobre a novidade. Ela é bastante conhecida por conseguir captar atualizações nas funções de aplicativos como Instagram, Facebook e o próprio Twitter.
“O Twitter está me persuadindo a compartilhar o tuíte ou a copiar o link em vez de fazer uma captura de tela”, contou Jane. Em seu perfil, ela compartilhou um exemplo da novidade da rede social mostrando o pop-up que aparece toda vez que ela tem tentado tirar um print da tela.
No pop-up, é exibida a pergunta “Compartilhar tuíte em vez de captura de tela?”, seguido de dois botões para clique: “Copiar link” (para a área de transferência) e “Compartilhar tuíte”. Outros usuários, além de Jane, relataram ter recebido a mesma mensagem em pop-up.
Twitter is trying to persuade me to Share Tweet or Copy Link instead of taking a screenshot of the Tweet pic.twitter.com/vwFYNsf003
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) October 6, 2022
https://twitter.com/TobiAdeyeme/status/1578319204113338368
why twitter not letting me screenshot in peace anymore 😭😭 pic.twitter.com/BlS5rt1UMm
— luna (@mcumoon) October 7, 2022
De acordo com Shaokyi Amdo, porta-voz do Twitter, essa novidade na captura de tela ainda está em teste e disponível para um pequeno grupo de usuários do sistema iOS.
O objetivo dessa atualização na rede social, segundo relatou uma porta-voz da rede social para o TechCrunch, é mudar a forma como os conteúdos da rede social são compartilhados, uma vez que muitos tuites acabam sendo replicados em outras plataformas, como o Instagram.