Twitter testa botão para editar tuítes; veja como ele funciona
O Twitter se declarou avesso à ideia de alterar tweets já publicados em várias oportunidades — mesmo com usuários há anos pedindo um botão de editar. Mas, de acordo com o jornal americano The New York Times, a cúpula da rede social parece ter cedido, e está testando o tão aguardado “botão editar”. Desta vez, para valer.
O recurso está em fase de testes e, no momento, foi disponibilizado apenas para alguns poucos funcionários da empresa. A funcionalidade deve chegar para o público geral apenas quando todas as fases de teste forem encerradas. A princípio, ela poderá ser utilizada apenas por usuários assinantes do “Twitter Blue”, que custa cerca de US$ 5 por mês e ainda não está disponível no Brasil.
Um dos motivos pelos quais o Twitter era tão resistente na implementação do botão editar é o possível uso indevido do recurso por alguns usuários. Seria possível, por exemplo, se aproveitar do sistema para alterar tweets de grande alcance reproduzidos em veículos jornalísticos, ou para fazer prints usados fora de contexto.
Para evitar situações do tipo, o Twitter desenvolveu alguns mecanismos de segurança. Os tweets só poderão ser editados até 30 minutos depois de serem publicados e terão um rótulo de “editado” para mostrar que a postagem original foi alterada.
A eventual chegada do botão editar é a mudança mais significativa da empresa desde que o número de caracteres por tweet foi alterada de 140 para 280, ainda em 2018.