Se por um acaso você vomitar ou derrubar alguma bebida dentro de um carro do Uber, uma taxa de limpeza pode ser cobrada. Esse tipo de acidente pode acontecer com qualquer pessoa e geralmente impede que o motorista continue fazendo corridas durante o dia – afinal, ele vai precisar lavar o carro.

Essa taxa de limpeza, inclusive, não vale apenas para incidentes como vômito. Se eventualmente você quebrar algum item do carro, poderá ser cobrado. O aplicativo tem algumas categorias de danos e irá te cobrar depois de uma avaliação – o motorista manda uma foto do ocorrido para que calculem o valor.

Os preços da taxa de limpeza

A taxa vai variar entre:

  • Até R$ 50 para pequenos danos no interior ou exterior do veículo como derramamento de bebida ou comida, sujeira;
  • Até R$ 80 para danos moderados à parte interna ou externa do veículo como derramamentos de bebidas ou alimentos no veículo;
  • Até R$ 200 para danos de moderados a graves, como derramamentos maiores de bebidas ou alimentos sobre tecido ou outras superfícies de difícil limpeza;
  • Até R$ 350 para danos graves envolvendo fluidos corporais, como vômito, no interior do veículo.

Esse valor é repassado integralmente para o motorista e, segundo o Uber, são baseadas nas médias nacionais do setor de profissionais de limpeza. O motorista precisa levar o carro em um prestador de serviço que ofereça nota fiscal ou recibo com CNPJ.

Achei a taxa injusta

Se você achar a taxa injusta, poderá tentar reclamar com o Uber. É só seguir esses passos:

  1. Abra o aplicativo e toque no menu, no canto superior esquerdo da tela;
  2. Selecione o botão Ajuda;
  3. O aplicativo vai mostrar uma lista de itens, aperte em Problemas com uma viagem específica e reembolsos;
  4. Escolha a viagem em que ocorreu o incidente;
    Instruções para reclamar da taxa de limpeza do Uber
  5. Toque em Revisão de valores ou taxas;
  6. Depois, toque em Foi cobrada uma taxa de limpeza;
  7. Descreva o que aconteceu e por que você acha que a taxa foi injusta.
    Instruções para reclamar da taxa de limpeza do Uber

Sou motorista, o que eu faço?

Se você é motorista e um acidente como esses aconteceu com você, é preciso tomar algumas medidas para receber o valor. É importante que você termine a viagem e deixe o passageiro em segurança no destino.

Depois, você precisa tirar fotos do incidente que possam mostrar a gravidade. Com as fotos em mãos, leve o carro em um estabelecimento de limpeza que te dará nota fiscal e peça para o local incluir informações importantes como seu nome, placa e modelo do carro, CNPJ da empresa que fez a limpeza, data e descrição do serviço.

Por fim, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo e toque em Ganhos;
  2. Depois, toque em Histórico de Viagens;
  3. Escolha a corrida em que o acidente aconteceu e toque em Ajuda;
  4. Vá na opção Avaliações de usuários;
  5. Toque em Meu passageiro sujou meu veículo;
  6. Anexe as fotos, descreva o ocorrido e a inclua a nota fiscal de limpeza.

É preciso realizar esses passos em até três dias úteis após o acontecido e é recomendável que você não faça novas corridas com o carro sujo, já que o Uber pode decidir não pagar a taxa de limpeza.