Com uma enorme concentração de programadores e geeks em geral, era esperado que a Campus Party fosse inundada por amantes do Linux, o sistema operacional anti-monopólios. Encontramos estandes com pinguins e camisetas do Ubuntu à venda, palestras falando das maravilhas do código  aberto e tudo aquilo, mas passeando entre as fileiras de computadores, vimos que havia bem poucos PCs com distribuições de Linux instaladas. Este pessoal aí quer mudar isso.

Um grupo de usuários do Ubuntu em São Paulo está reunido na feira (procure pelo banner algumas mesas à direita do palco principal), promovendo o que eles chamam de InstallFest.

Em outras palavras, é um “empurrãozinho” para quem está pendendo para o lado pinguim da Força: você leva sua máquina lá, seja netbook, notebook ou desktop, e eles fazem a instalação de uma distribuição Linux para você, de graça. Eles formatam a sua máquina e trocam o sistema para uma opção aberta (fazendo, claro, backup dos seus dados antes, e até criando uma partição para o seu Windows – argh! – se você assim desejar).

Depois de tudo pronto, você ganha uma aulinha de Linux sobre como fazer neste novo sistema operacional as coisas que você já está acostumado a fazer.

“Um dos principais problema do software livre pro usuário que está começando é a instalação do sistema”, disse Alexandro Carvalho, um dos membros da equipe com quem conversei. “O sistema em si é muito simples, muito intuitivo, é um dos mais fáceis de usar – até mais fácil de usar do que o concorrente”.

“Queremos trazer às pessoas a liberdade digital”, disse Fábio Réa, o cara da direita na foto. Segundo ele, já foram mais de 50 instalações até a tarde desta quinta-feira – número que se iguala ao total de instalações feitas na última Campus Party.

Quem estiver por aqui, pode entrar na brincadeira. É obviamente grátis. Você entregaria sua máquina para um deles instalar o Linux?