_Ciência

Um fungo está destruindo bananas ao redor do mundo

Tropical 4, um fungo que nasce do solo, e que vem destruindo plantações de banana ao redor do mundo. Ele mata a planta e faz as bananas cheirarem a lixo. Espera-se que esse fungo atinja a América Central e talvez a América do Sul. Há milhares de tipos de bananas no mundo, mas apenas uma […]

Tropical 4, um fungo que nasce do solo, e que vem destruindo plantações de banana ao redor do mundo. Ele mata a planta e faz as bananas cheirarem a lixo. Espera-se que esse fungo atinja a América Central e talvez a América do Sul.

Há milhares de tipos de bananas no mundo, mas apenas uma delas representa 99% do mercado de exportação de bananas, as do subgrupo Cavendish (como a nossa banana nanica). As bananas Cavendish dominam o mercado de exportação porque eles dão aos agricultores “um alto rendimento de frutos saborosos que podem suportar viagens através dos oceanos sem amadurecer muito rápido ou se danificar muito fácil”.

Porém, temos um problema. Ao confiar unicamente na banana Cavendish (e clones dessa espécie), uma doença pode devastar toneladas de bananas sem muito esforço. A Tropical 4 é essa doença, e já está devastando bananas Cavendish na Ásia e Austrália com jornais ao redor do mundo chamando o fungo de “HIV das plantações de banana”.

O que é engraçado é que a Cavendish já veio para substituir outra banana (a Gros Michel) nos anos 50 porque a outra havia sido contaminada com o mal-do-panamá. A história está se repetindo, mas dessa vez os cientistas estão trabalhando arduamente para tentar salvar nossas bananas.

Os engenheiros da EMBRAPA vêm estudando esse fungo e, no começo do ano passado, desenvolveram um método de diagnóstico que reduz de 4 meses para menos de um dia o tempo de diagnóstico da doença, o que é vital em caso de necessidade de isolamento de áreas infectadas e erradicação de pomares. Vamos torcer para que as pesquisas para a erradicação do fungo consigam evoluir mais rápido do que a própria doença. [New Yorker]

Crédidos da Imagem: Ian Ransley

Sair da versão mobile