Quem gosta do espaço mas vive em uma cidade grande consegue apreciar bem a briga por céus limpos para poder assistir a uma chuva de meteoros. Mas como nem sempre dá para ver algo além da poluição em algumas cidades, é bom que existam pessoas como o astrofotógrafo Harun Mehmedinovic com as imagens que ele tirou da chuva de meteoros Perseidas na semana passada.

Como foi a incrível chuva de meteoros Perseidas neste ano

Mehmedinovic tem basicamente o melhor emprego do mundo. Ele, junto com o parceiro de fotografia Gavin Heffernan, viaja todas as semanas para lugares remotos dos EUA, tirando fotos em alta resolução e gravando vídeos de time-lapse do céu noturno. Tudo isso faz parte do Projeto SKYGLOW, um esforço financiado coletivamente para conscientizar sobre como a poluição luminosa está acabando com a nossa ligação com o universo acima da nossa cabeça.

Enquanto a chuva de meteoros Perseidas anual iluminava nossa atmosfera com 200 bolas de fogo extraterrestres por hora, Mehmedinovic capturou a ação de pontos famosos no sudoeste dos EUA, incluindo o Very Large Telescope Array e o deserto de Mojave. Uma foto de uma bola de fogo cruzando o céu acima do Grand Canyon adiciona uma beleza quase extraterrestre ao nosso planeta.

meteoros-1 meteoros-2 meteoros-3

Abaixo, fotos da chuva de meteoros Perseidas:

Fotos por Harun Mehmedinovic