Você não deve pensar nele com muita frequência, mas você conhece muito bem o Pegman do Google Maps – é aquele bonequinho que, sempre que você dá zoom em um lugar novo, ele aparece apontando a direção. Mas de onde ele veio? O Buzzfeed estudou sua história e parece que tem muito mais nela do que você pensa.

O Pegman – seu nome é uma junção de “Peg” (prendedor de roupas em inglês) com “Man” – começou não sendo um humano, e sim um olho sem corpo. Como isso era estranho demais, ele evoluiu para uma pegwoman, um homem-bloco e finalmente chegou à forma que conhecemos e amamos.

Do Buzzfeed:

A origem do Pegman é fundamentalmente uma história de design: como você conecta, com um ícone, a experiência em 2D e visão por cima do Google Maps com a sensação de 360 graus do Street View. Ele tinha que resolver o que era chamado Efeito Metrô – aquela desorientação que você sente ao sair de uma estação sem saber onde você está nem para qual direção está olhando. Os designers do Google adicionarem as “estradas de tijolos amarelos” perto do centro das ruas, o que ajudou. Mas precisavam de mais.

Mesmo após o Pegman se estabelecer na sua forma humanoide e cor amarela, pequenas variações dele foram criadas. Em diferentes lugares e em diferentes dias, o Pegman foi substituído por bonecos que vão de leprechaus a astronautas. Veja mais sobre ele no Buzzfeed (em inglês). [Buzzfeed FWD]