Um dos experimentos mais demorados finalmente deu algum resultado. Iniciado em 1944, ele demorou 69 anos, mas finalmente uma gota de breu caiu na Trinity College em Dublin, na Irlanda.

O breu (ou piche), para quem não conhece, é um material altamente viscoso que parece sólido mas, na verdade, é um líquido que se move lentamente. O objetivo do experimento era provar que a matéria era líquida. As gotas normalmente são formadas a cada década.



A Universidade de Queensland, na Austrália, também está conduzindo um experimento com gotas de piche desde 1927, e a última queda testemunhada ocorreu em 1961. Nas décadas seguintes, uma série de contratempos frustraram os cientistas.

De acordo com a CNN, o professor John Mainstone, da Universidade de Queensland, perdeu diversas oportunidades de testemunhar uma queda dessas por vários motivos:

  • Em 1979, ele deixou de fazer uma das suas tradicionais visitas dominicais ao campus;
  • em 1988, ele resolveu ir atrás de um lanche e voltou ao laboratório cinco minutos após a queda;
  • em 2000, ele tentou capturar a queda com uma câmera, mas uma falha o fez perder o momento de novo.

Cientistas em Dublin começaram recentemente a gravar o piche em vídeo, e em abril eles instalaram uma webcam para qualquer um observar e testemunhar. A queda em Dublin ocorreu no dia 11 de julho às 17h no horário local. Pesquisadores de lá estimam que o piche é 2 milhões de vezes mais viscoso do que o mel.

A próxima queda na Universidade de Queensland está prevista para algum momento neste ano. Se quiser ficar de olho desde já, a transmissão está endo feita por aqui. [Nature via Kottke]