Não é sempre que falamos sobre engenharia e costura na mesma frase. Mas Merel Karhof, uma designer holandesa, é especialista nas duas coisas.

Você deve se lembrar de Karhof do projeto dela de 2010, a Fábrica Eólica de Costura, uma máquina de costura alimentada por um pequeno moinho de vento. Feito do zero, o moinho de 1,20m alavancada pelo vento alimenta um pequeno tear circular, que mexe nos lenços e tecidos com uma velocidade mecânica tranquila. Karhof “colhe” o tecido a cada um ou dois dias (dependendo do clima) e vende em seu site, juntamente com uma marca que indica quanto tempo demorou para fazer ser feito.



Nesta semana Karhouf mostrou a Windworks, um projeto que pega suas ideia sobre energia eólica e coloca um passo adiante. Localizada em um moinho do litoral da sua terra natal Holanda, a instalação produz mobílias cortadas e tingidas com “”uma fonte de energia gratuita e inesgotável, o vento.” Como funciona? Primeiro, a madeira para as cadeiras é cortada por uma serra. Depois, a lã é tingida usando pigmentos de terra em uma fábrica nas proximidades. E, por fim, a máquina de costurar eólica transforma a lá em almofadas em tons pasteis para os móveis de madeira, junto com lenços e travesseiros que os visitantes podem comprar em um quiosque no cais ao lado. “Cada cachecol recebe uma etiqueta que fala o tempo e data que foi feito”, explica Karhof. “Esta fábrica móvel eólica ilustra um processo de produção e visualiza como você pode produzir com o vento urbano.”

Nós falamos bastante sobre artesãos se aproveitando de energia solar. Mas energia eólica, uma das primeiras fontes de energia que humanos conseguiram dominar (depois do fogo), não aparece muito em escala individual, provavelmente porque o poder do vento é difícil de prever e modular. É aí que as máquinas de Karhof se destacam: sua nova máquina eólica inclui um dispositivo articulado com uma flâmula que transforma a máquina quando o vento fica muito rápido. Desta forma, ela pode se desligar sem ficar sobrecarregada – tornando a Windworks quase totalmente autônoma.

ku-xlarge (6)ku-xlarge (5)ku-xlarge (4)ku-xlarge (2)ku-xlarge (1)