Um turista alemão de 18 anos de idade chamado Andrej Ciesielski teve a oportunidade de apreciar uma vista que poucos podem — o Egito visto do topo da Grande Pirâmide de Gizé. É uma subida ilegal, e ele foi pego pela polícia assim que desceu.

Ciesielski diz que a subida levou apenas oito minutos, mas foram outros 20 para descer.

Quando estava passeando pelo complexo, esperei o momento certo para subir na Grande Pirâmide de Gizé. Quando comecei a subir, um vendedor ambulante estava atrás de mim, mas eu não liguei, ele virou e deu risada, e eu continuei subindo.

No meio do caminho, algumas pessoas perceberam e olharam para mim. Foi aí que a polícia me viu. Eles gritaram alguma coisa em árabe, acho, mas eu não liguei, continuei subindo e ouvindo música.

A Grande Pirâmide é aberta ao público, mas visitantes são proibidos de subir na estrutura. Vendo o vídeo, fica claro o porquê: é uma superfície acidentada, perigosa, e com a quantidade de visitantes, subidas constantes certamente iriam degradar a estrutura. Apesar disso, é uma vista interessante de um lugar que é visto somente a distância.

A polícia egípcia pegou o jovem quando ele desceu, mas o liberou logo depois do interrogatório.

[Discovery News, Andrejcie]