Amanhã à noite, a ABC exibirá um episódio especial do programa Nightline que visitará as fábricas da Foxconn em Shenzhen e Chengdu, na China. Para aumentar o apetite, claro, há uma pequena prévia do que a ABC irá mostrar.

Aparentemente a imagem pintada será desoladora: a jornada de trabalho enorme significa que as entrevistas são feitas em picotes, e uma entrevistada que admite que às vezes ela perde o foco no trabalho diz que isso só acontece para ela pensar em quão cansada está. A mesma mulher aparentemente vê sua família uma vez por mês — mas as pessoas querem muito ter um trabalho como o dela.

video platformvideo managementvideo solutionsvideo player

Obviamente ainda é cedo para prever o que o programa todo revelará, então provavelmente teremos que esperar amanhã à noite e acompanhar a repercussão, já que eles dizem ter uma visão interessante das fábricas da Foxconn.

Vale notar também que a ABC provavelmente está passando por um sensível conflito de interesse. Como diz a Forbes:

“A matriz da ABC é a Disney Corporation. O chefão da Disney, o CEO Bob Iger, tem cadeira no conselho da Apple. Enquanto isso, Steve Jobs (e agora sua família) foi o maior acionista individual da Disney.”

Pode ser só uma teoria conspiratória, mas será interessante ver se a ABC dará algum tipo de aviso aos espectadores, dada a conexão. Teremos mais informações amanhã. [ABC]