Ocasionalmente, compartilhar algo que temos orgulho na internet pode resultar em coisas legais (não só situações chatas em que roubam sua criação) como foi comprovado pelo designer brasileiro Warlerson Oliveira. Ele fez um design minimalista do deck do jogo UNO, e a Mattel, que produz o game, o transformou em um produto.
Oliveira compartilhou o redesign do UNO, que ele chama de UNO Versão Minimalista, na plataforma Behance, da Adobe, em janeiro, onde viralizou na internet entre muitos fãs do jogo, ao ponto de alguns se dizerem interessados em comprar uma cópia do game.
Sem querer entrar em uma briga com uma das maiores empresas de brinquedo do mundo, Oliveira não tinha planos de vender sua criação como um produto não oficial do UNO. Então, a Mattel entrou em cena e decidiu colocá-la oficialmente em produção.
A Mattel vem expandindo a linha UNO nos últimos anos, incluindo uma versão que suporta o braille, permitindo que pessoas com deficiência visual também possam aproveitar o jogo.
A decisão de colocar o design de um fã em produção é uma reminiscência de um movimento semelhante ao que a Hasbro fez anos atrás, quando trabalhou com uma empresa chamada Winning Solutions para tornar o jogo Scrabble, focado na tipografia, de Andrew Capener, um produto real, embora infelizmente, essa versão pareça não estar mais disponível.
O UNO Minimalista está à venda nos EUA por cerca de US$ 10, e deve ser fácil encontrá-lo nas prateleiras em lojas de brinquedo, com um design simples e limpo do logotipo do UNO. Por ora, não foi possível encontrá-lo em lojas brasileiras.