Após controlar o mouse, jogar xadrez e “Civilization VI”, o primeiro humano a ter um chip da Neuralink no cérebro agora mostra que é possível também jogar Mário Kart.
Em um vídeo divulgado pela empresa do bilionário Elon Musk, Noland Arbaugh, de 29 anos, já está usando o “poder da mente” para disputar uma corrida no clássico game da Nintendo.
Neuralink was kind enough to open their doors for me to tour their headquarters a few weeks back. It was an amazing experience and a day I'll never forget. This was at a company wide meeting at the end of the day. Thank you to everyone who made this possible. Hope y'all enjoy!… pic.twitter.com/YNa2Jtjhnk
— Noland Arbaugh (@ModdedQuad) March 22, 2024
Arbaugh ficou paraplégico oito anos atrás, após sofrer um acidente durante um mergulho. O episódio o fez perder o movimento e sensibilidade dos ombros para baixo.
Nolan ganhou o implante da Neuralink no final de janeiro, oito meses após a Neuralink receber autorização da FDA, equivalente à Anvisa dos EUA. À época, a empresa recebeu apenas voluntários paralisia causada por lesão da medula ou ELA (esclerose lateral amiotrófica).
Como o Neuralink funciona
O implante, chamado Telepathy, contém um chip e outros componentes eletrônicos que decifram os sinais cerebrais e os traduzem em comandos para tecnologias externas. Os fios “ultrafinos” dos implantes ajudam a transmitir sinais no cérebro dos participantes, diz a Neuralink.
Para Musk, o projeto marca uma evolução no processo de inserção de implantes cerebrais. No futuro, contudo, o CEO quer aplicar a tecnologia para instalar chips que possam tratar obesidade, autismo, depressão e até esquizofrenia.
A expectativa de Musk é que, a longo prazo, seja possível desviar os sinais da córtex motora do cérebro para além da parte danificada da coluna. Assim, permitindo que as pessoas voltem a andar e usar seus braços normalmente.
No entanto, tudo isso ainda precisa ser comprovado e monitorado por mais tempo, já que os resultados da Neuralink e seu implante ainda são preliminares.