O YouTube está mais lento no Firefox. É o que apontam usuários do Reddit, que se queixaram de um atraso de cinco segundos ao carregar páginas pelo navegador da Mozilla no domingo (19). Em nota à imprensa, o Google explicou que quem utiliza bloqueadores de anúncio “podem ter uma visualização abaixo do ideal”.
As queixas foram relatadas em diversas frentes da internet. Pelo subreddit do YouTube, o usuário vk6_ publicou um vídeo onde é possível notar um certo atraso de cinco segundos ao abrir a página de um conteúdo pelo Firefox. Porém, ao alterar o user agent (identificador do navegador) para o Chrome, o atraso desaparece.
Este não foi o único caso. No mesmo dia, o usuário Rytoxz reportou a mesma lentidão no subreddit do Firefox. Outra reclamação foi publicada no fórum: “Sempre que abro um vídeo do YouTube em uma nova guia, o carregamento é extremamente lento”, publicou mais um usuário. “Como faço para corrigir isso?”
“Você sabe como consertei isso na minha conta principal?”, disse outra pessoa. “Usei o alternador de agente de usuário e mudei meu agente de usuário para o Chrome. Agora ele carrega instantaneamente.”
This behaviour from Google is beyond disgusting! Artificial wait on YouTube now if you’re not using Chrome / Edge.
byu/Rytoxz infirefox
O YouTube está realmente lento no Firefox?
Nesta terça-feira (21), o Giz Brasil realizou testes para verificar se, de fato, há uma lentidão no navegador. Realizamos o experimento em dois cenários: com adblocker e sem o bloqueador de anúncio. Em ambos os casos, os vídeos carregaram sem atrasos no Firefox e na mesma velocidade do Google Chrome e do Microsoft Edge.
O Android Authority e o 404 Media também fizeram experimentos internos e não conseguiram reproduzir o mesmo problema ressaltado pelos usuários do Reddit e do Hacker News.
Por outro lado, há dúvidas em relação ao que está, de fato, ocasionando o problema. Nos fóruns, há quem aponte que a falha está ligada ao uso de adblockers. Outros usuários observam que no próprio código do YouTube há um elemento que, de fato, atrasa o carregamento da página independente do navegador.
No entanto, em todas as queixas sobre a lentidão, nenhuma delas está relacionada ao Chrome. Além disso, o 404 Media lembra que, em 2018, um engenheiro da Mozilla acusou o Google de deixar o YouTube mais lento no Firefox e no Edge.
O que diz o Google?
O Google se pronunciou diante das reclamações do fim de semana. Ao 9to5Google, a empresa não chegou a confirmar e nem a negar o problema. Mas disse que, independente do navegador utilizado, os usuários que com adblockers ativados “podem ter uma visualização abaixo do ideal”. Confira a nota à imprensa na íntegra:
“Para apoiar um ecossistema diversificado de criadores em todo o mundo e permitir que bilhões acessem seu conteúdo favorito no YouTube, lançamos um esforço para incentivar os espectadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios. Os usuários que possuem bloqueadores de anúncios instalados podem ter uma visualização abaixo do ideal, independentemente do navegador que usam.”