A experiência do usuário é um dos fatores determinantes do sucesso de uma marca, sendo o grande diferencial ao se traçar uma boa estratégia de marketing. Com isso, os termos UX e UI começaram a ser altamente discutidos dentro do nicho publicitário e comercial.
No entanto, antes de pôr em prática, é necessário entender o que são essas siglas e como podem ser usadas a favor de uma melhor jornada a experiência dos clientes, além de impulsionar seus resultados finais.
UX Design
O seu cliente tem o primeiro contato com a sua marca, ou produto, a partir de recursos digitais em uma interface que foi especialmente programada para a jornada de compra dele, envolvendo estímulos sensoriais e emocionais. É com isso que somos apresentados ao UX, uma sigla americana para “User Experience”, traduzida livremente para “Experiência do Usuário”.
Indo além do design, essa parte é responsável por deixar mais fluída, organizada e atrativa a trilha de compra do seu usuário, utilizando- se de elementos visuais e escritos para compor um sistema mais prático e empático ao cliente e suas necessidades. Antes disto, uma larga pesquisa e levantamento de dados de comportamento de consumo online do público alvo da marca é feita, para só assim ser arquitetado a jornada.
UI Design
O UI, por sua vez, é uma abreviação de “User Interface”. Focada na parte visual do projeto organizado pelo UX, é responsável por dar vida e visibilidade aos aplicativos, sistemas, sites, e até mesmo redes sociais ou produtos físicos.
É através desta área em que se pensa como é vendida a aparência destes ao cliente, pensando também em sua funcionalidade na prática. São levados em consideração pequenos detalhes, como design de botão, criatividade na disposição e formato de produto dentro de uma interface, ou até mesmo como será a logo e onde ficará posicionada, fortalecendo a identidade visual da empresa e a tornando única.
UI e UX: como se capacitar
Profissionais de UX e UI atuam em mercados diferentes, por mais que possam atender demandas que se interligam muitas vezes. Enquanto o profissional de UX procura trabalhar toda a jornada do cliente através do emocional, o profissional do UI dá o rosto devido ao caminho para que essa trilha seja um sucesso.
Para se capacitar como um bom profissional de tais nichos, é necessário cursos e entender os principais fundamentos de cada.
Para isso, selecionamos os melhores cursos da área na Domestika, aproveitando descontos imperdíveis da Creative Week, para você que tem interesse em entender e se aprofundar ainda mais no assunto.
Confira a seleção abaixo:
Introdução ao UX design por R$59
Descrição: Aprenda a criar experiências digitais que conectem com seus usuários.
Princípios fundamentais de UX por R$39,00
Descrição: Aprenda a analisar produtos digitais para otimizar a experiência do usuário.
Introdução ao UX Writing por R$ 98,00
Descrição: Aprenda a usar as palavras como ferramenta para criar uma boa experiência do usuário
UX: usabilidade e experiência do usuário por R$35
Descrição: Faça o projeto conceitual de uma página de internet utilizando processos de experiência de usuário e métodos de avaliação de usabilidade.
Introdução ao UI design por R$35
Descrição: Aprenda os princípios do design de interfaces para começar sua carreira como UI Designer.
Criação de UI Kits com Sketch por R$32
Descrição: Aprenda a criar arquivos-modelo para design de interfaces de apps e web com a metodologia Atomic Design e otimize seus projetos.
Direção de arte digital por R$69
Descrição: Aprenda a criar uma landing page de maneira visual e interativa para o seu usuário.
Navegue pelo site da Domestika, aproveite a Creative Week e conheça todos os cursos disponíveis para você.
Preços conferidos na manhã do dia 12 de abril – pode haver alterações. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.