Vai chover no Carnaval? Confira a previsão do tempo para o feriado
Depois de dias sem sol ao longo de janeiro e parte de fevereiro, a previsão do tempo para o Carnaval indica bastante calor na maior parte do país.
Mas é bom ficar atento: as altas temperaturas vêm acompanhadas de previsão de chuva. A começar pelo norte do país, que enfrentará a influência de uma ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). Isso acontece quando a temperatura da superfície do mar aumenta, fazendo com que as águas evaporem mais rapidamente e formem nuvens carregadas sobre a região norte.
Assim, a junção de calor e umidade vai espalhar chuvas fortes sobre o Amazonas, Pará e Amapá. Nos estados do Acre, Tocantins e Roraima, os dias serão quentes e abafados, mas com chuvas rápidas e irregulares, segundo apontou levantamento do Climatempo.
Fica parecido com os estados do nordeste, conhecidos pela programação carnavalesca. Do Rio Grande do Norte até a Bahia, os dias de folia serão regados a muito sol e pouca chuva. A previsão é que o volume médio diário fique em 20 mm (milímetros) nestes estados.
Já o Ceará e o Maranhão devem enfrentar um pouco dos efeitos do ZCIT. A previsão é de chuva forte e tempo fechado nesses estados durante o Carnaval.
A região Centro-Oeste também deve registrar chuvas, apesar das altas temperaturas. No leste e centro do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e oeste de Mato Grosso, a previsão é de chuva generalizada e potencial elevado de temporais.
Mas tem boa notícia para quem recorreu a destinos como Pantanal e Bonito (MS) para fugir da folia: por lá, a previsão é de pouca ou nenhuma chuva.
Como vai ser o clima no sul e sudeste
Os bloquinhos de São Paulo – incluindo a capital – e o sul de Minas Gerais podem se preparar para um clima abafado e fortes pancadas de chuva a partir de sexta-feira (17). No Rio de Janeiro, as chuvas são passageiras e irregulares, o que deve garantir a festa por mais tempo.
Na região de Belo Horizonte e no Espírito Santo, os dias serão de muito calor e sol, com chuvas isoladas na parte da tarde. Nesses locais, as pancadas serão mais comuns a partir da segunda-feira de Carnaval (20).
Já o sul do país deve enfrentar uma frente fria que começa com chuva no Paraná. Por lá, várias cidades de todo o estado terão chuvas em grande volume e temporais. Em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, o tempo também ficará fechado, com pancadas ao longo do feriado.
Mas o calor persiste, especialmente nas regiões centro e sul do estado. Isso porque uma massa de ar seco predomina sobre o extremo sul, levando para longe as chances de precipitação.