Finalmente vai chover no Brasil, de acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o clima em outubro. No entanto, algumas áreas terão chuvas mais regulares, enquanto outras regiões vão continuar enfrentando a seca.
Segundo a previsão do Inmet, outubro terá o retorno das chuvas, que vão avançar de maneira gradual pelo país ao longo do mês. Contudo, devido a uma massa de ar quente, os primeiros dias de outubro terão um clima quente em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Porém, na segunda quinzena de outubro, voltará a chover na região central do Brasil. Além disso, na maioria da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, as precipitações devem ficar acima da média.
Vai chover em outubro, mas clima de calor continua no Brasil
O avanço das chuvas começará pelo Centro-Sul, mas vão chegar às regiões sudoeste do Amazonas e do Pará, bem como no norte de Rondônia.
Por outro lado, o clima em outubro, segundo o Inmet, vai manter as chuvas distantes da maior parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.
Nessas áreas, a previsão é de precipitações abaixo da média, sobretudo no Norte, devido ao verão amazônico, e no interior do Nordeste. O verão amazônico, aliás, também vai afetar o norte de Mato Grosso e Goiás.
Além das chuvas, o clima em outubro será de temperaturas acima da média em grande parte do Brasil, com possíveis ondas de calor extremo no Mato Grosso, Bahia, Piauí e Maranhão.
No Sul e Sudeste do Brasil, o clima em outubro também será frio, com temperaturas inferiores 17º C nas regiões mais altas.
Em resumo, apesar de chover em outubro, o clima deste mês será diversificado, com a permanência de altas temperaturas em quase todo o Brasil, sobretudo no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.