O Vale da Morte, nos EUA, é um dos ambientes mais inóspitos do nosso planeta, mas você não perceberia isso se o visitasse no mês passado. Depois que semanas e semanas de chuvas alimentadas pelo El Niño se infiltraram no solo, milhares de sementes dormentes despertaram, e a paisagem árida foi tomada por um oceano de flores silvestres.

Este “super florescimento” é um show raro de flores silvestres no deserto que só acontece quando as condições são perfeitas. Para o Vale da Morte, isso significa chuva bem espaçada através do inverno e primavera, bastante calor do sol, e condições de ventos calmos. O Vale da Morte tende a ver esses eventos a cada dez ou vinte anos – o último tinha acontecido em 2005 – e normalmente acontece durante o El Niño.



Para quem nunca experienciou um evento mágico como esse, o astrofotógrafo Harun Mahmedinovic preparou uma seleção de fotos maravilhosas.

Já mostramos o trabalho de Mehmedinovic antes. Ele viaja em companhia de Gavin Heffernan para lugares remotos do mundo e tira fotos de cenários que urbanos como eu se esqueceram que existem: céu livre de poluição causada por luzes. Para esta coleção de fotos, e também para um vídeo em timelapse, eles visitaram o Parque Nacional do Vale da Morte durante o mês de março.

Veja as imagens em tamanho ampliado