Varíola dos macacos: Anvisa recomenda máscaras para evitar propagação; confira

A agência também recomenda o distanciamento físico e a higienização frequente das mãos para evitar a doença. Confira mais detalhes das recomendações
Máscara varíola
Anshu A/Unsplash/Reprodução

O Ministério da Saúde informou a existência de 333 casos de varíola dos macacos confirmados em 23 países ao redor do mundo. No Brasil, há três pacientes investigados com suspeita da doença.

whatsapp invite banner

Diante desse cenário, o uso de máscaras volta a ser recomendado. Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota reforçando a importância do equipamento de proteção individual em aeroportos e aeronaves a fim de evitar a propagação da varíola. 

A Anvisa citou ainda outras medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico e a higienização frequente das mãos. De acordo com a agência, os cuidados não apenas impedem a disseminação da varíola dos macacos e da Covid-19, mas também de outras doenças infecciosas.

O vírus “Monkeypox”, causador do quadro, pode ser transmitido através da tosse, espirros ou contato com as lesões na pele da pessoa infectada. Além das manchas no corpo, a doença também causa febre, dor de cabeça, dores no corpo, exaustão, calafrio e inflamações nos nódulos linfáticos. 

A presença do vírus pode ser identificada através do exame PCR ou sequenciamento. Após o diagnóstico, é indicado que o paciente com o varíola dos macacos permaneça em isolamento. 

A doença parece passar de forma natural em algumas semanas. Nenhuma morte foi registrada até o momento. Mesmo assim, autoridades da saúde buscam frear a propagação do vírus, que pode ser perigoso para crianças, gestantes e imunossuprimidos

A Anvisa disse estar “alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população.”

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas