Uma cópia do roadmap da Microsoft – plano com objetivos de curto e longo prazo da empresa – vazou na internet, e mostra o futuro de alguns produtos-chave. Em particular, o Internet Explorer 10 pode chegar até a metade do ano, e o novo Office chegaria só no início de 2013.

Uma captura de tela com o roadmap foi postada no Twitter por Maarten Visser, da empresa Meetroo, parceira da Microsoft. O documento, com data de 22/12/11, não era protegido por senha e foi entregue a parceiros da Microsoft no final do ano passado.

Como aponta Mary Jo Foley, “o Internet Explorer 10 aparentemente pode ser lançado a qualquer momento”. Ele aparece no roadmap bem na metade de 2012. A Microsoft nunca disse quando iria lançar o IE10, e atualizou o Developer Preview para Windows 7 há quase um ano – a versão mais recente roda só no Windows 8. Provavelmente veremos o novo IE quando chegar o Windows 8 Release Candidate, esperado para junho.

Enquanto isso, o beta do Office 15 deve chegar também no meio do ano – quem sabe junto com o Windows 8 RC? – mas o produto final deve ser lançado apenas no início de 2013. O Windows 8 final é esperado ainda para este ano, em setembro ou outubro. Vale lembrar que o Windows 8 mal aparece no roadmap (só o Developer Preview, lançado em 2011).

Também há uma referência pouco clara sobre o Windows Phone: “investimentos futuros” perto do final deste ano. Isto é a atualização Tango a ser disponibilizada para todos, ou a nova plataforma Apollo/Windows Phone 8? Teremos que esperar mais um pouco para descobrir. [Maarten Visser 1 | 2 via ZDNet]